Veículos de Comunicação

Ato Público

Ato contra projeto de abuso de autoridade acontece hoje

Manifesto será realizado na frente do Fórum de Paranaíba

Concentração será por volta das 13h30 em frente do Fórum de Paranaíba - Reprodução
Concentração será por volta das 13h30 em frente do Fórum de Paranaíba - Reprodução

Nesta segunda-feira (19) será realizado um ato público contra a PL 7596/2017, projeto de lei que trata do abuso de autoridade. O ato está que pede pela veto do projeto, está previsto para começar as 13h30, em frente ao Fórum de Paranaíba, localizado na avenida Juca Pinhé.

O ato é organizado por sindicatos e associações representantes de servidores da segurança pública, e do poder judiciário.

Projeto

A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última quarta-feira (14) o projeto que define em quais as situações será configurado o crime de abuso de autoridade. 

O texto considera crime, entre outros pontos, obter provas de maneira ilícita, decretar condução coercitiva sem intimar a pessoa a comparecer ao juízo, dicidir por prisão sem amparo legal, submeter o preso ao uso de algemas quando o preso não oferece resistência, invadir imóvel sem autorização judicial e estender a investigação de forma injustificada. Em alguns casos, promotores e juízes porderão ser presos.

O projeto de abuso de autoridade, foi enviado pela Câmara dos Deputados na última sexta-feira (16), para o presidente Jair Bolsonaro, para que o presidente sancione ou vete total ou parcialmente a proposta.