Veículos de Comunicação

RECONHECIMENTO

Criadora de app de apoio à mulher recebe homenagem na Câmara e relembra legado do pai em Paranaíba

Ex-aluna da rede pública, a advogada e policial ressaltou a memória, o exemplo, a história de superação e o legado do pai

Priscila Guimarães, criadora do aplicativo Be Safe Mulher, em discurso na Câmara de Paranaíba - Foto/Luiz Carlos
Priscila Guimarães, criadora do aplicativo Be Safe Mulher, em discurso na Câmara de Paranaíba - Foto/Luiz Carlos

A advogada e policial civil Priscila Ferreira Guimarães, criadora do aplicativo de combate à violência contra a mulher “Be Safe Mulher”, foi homenageada na Câmara Municipal de Paranaíba durante a sessão de segunda-feira (4). A Moção de Aplauso proposta pelo vereador Lúcio Antônio de Freitas (PSDB) foi aprovada por unanimidade pelo plenário.

Para Lúcio, a homenagem é um reconhecimento da luta e do exemplo da policial:

“É uma alegria imensa poder receber você aqui neste dia, no Agosto Lilás, onde se trabalha a conscientização da defesa da mulher, da luta contra a violência. Eu fico imensamente feliz por receber você aqui e poder reconhecer a sua luta para que outras mulheres possam sair de relacionamentos abusivos. Parabéns, sua ideia e seu trabalho valem ser ressaltados e divulgados para que cheguem ao máximo possível de outras mulheres e de homens, para que possam fazer uma reflexão e mudar suas atitudes”, falou o vereador.

O vereador Cesar Moreth (REDE) também falou sobre o agraciamento:

“Essa moção é muito justa. Gostaria de cumprimentar a Dra. Priscila pela sua trajetória e pela sua grandeza. A grandeza maior é ver que você não apenas quis somente subir na vida, mas também ajudar as mulheres. Então, parabéns a você. Que esse aplicativo seu venha a salvar muitas vidas”, disse Moreth.

A presidente da casa, vereadora Wanice Luciana (Republicanos) comentou a importância da iniciativa:

“Quero te parabenizar pelo trabalho e pelo aplicativo. Além de agradecer pela belíssima fala sobre o assunto. A gente sabe da importância de lutar pela causa. Parabéns.”, disse.

Escrivã em Santa Fé do Sul (SP), lotada na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Priscila também é criadora de conteúdo sobre o assunto nas redes sociais, somando mais de 22 milhões de visualizações. Ela é ex-aluna da rede pública de ensino em Paranaíba, tendo concluído o ensino fundamental na extinta Escola Municipal Gustavo Rodrigues da Silva e ensino médio na Escola Estadual José Garcia Leal, posteriormente se formando em Direito na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Priscila Guimarães e vereador Lúcio Antônio de Freitas, propositor da Moção de Aplauso – Foto/ Luiz Carlos

Além de receber a condecoração, Priscila foi convidada a falar sobre o tema “Combate à Violência Doméstica” e a campanha “Agosto Lilás”. Durante a fala, ela fez questão de ressaltar a importância do contexto familiar citando a memória, a história de superação e o legado de seu pai, o Pastor Odilon. Além dos mais de 30 anos de pastorado em Paranaíba, o pai de Priscila também ocupou os cargos de assessor legislativo e servidor público municipal.

A trajetória de Odilon foi lembrada pelos vereadores Gilson Santana (PP) e Andrew Robalinho (PSDB), ao pedirem a palavra durante a apresentação da homenagem:

“O saudoso pastor Odilon foi um dos homens mais inteligentes que já tive oportunidade de conversar. Uma vez, em um jantar para homens que realizei, o pastor Odilon que deu a palavra, ainda me lembro do tema da mensagem dele: Homens que sabem ser homens. Fica aqui registrado meu reconhecimento a essa família maravilhosa e essa merecida homenagem”, disse Gilson.

“Tive a honra de ser amigo do querido pastor Odilon. Fazer esse reconhecimento nos dignifica e nos deixa extremamente orgulhosos em saber que saem excelentes profissionais como você, da nossa universidade estadual, a UEMS. Eu não tenho dúvidas de que sua carreira é extremamente promissora. Parabéns.”, afirmou Robalinho.

Pastor Odilon foi um dos mais importantes líderes da história da religião evangélica no município, tendo sido um dos fundadores da Igreja Batista Peniel e estado à frente de outras denominações expressivas como Sara Nossa Terra e Batista da Lagoinha, quando se fizeram presentes na cidade. O reverendo também integrou o corpo de pastores da Assembleia de Deus Madureira. Assista ao discurso: