Veículos de Comunicação

CORRUPÇÃO!

Prefeito de Terenos é preso em nova fase de operação contra corrupção

Operação do Gaeco em Terenos resultou na prisão do prefeito Henrique Wancura
Operação do Gaeco em Terenos resultou na prisão do prefeito Henrique Wancura
A Prefeitura de Terenos confirmou que é alvo de operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) nesta terça-feira.

A Prefeitura de Terenos confirmou, na manhã desta terça-feira (9), que suas dependências foram alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Em nota, o município informou que ainda não foi oficialmente comunicado sobre os motivos da ação. No entanto, declarou estar colaborando com as autoridades e fornecendo documentos solicitados.

A reportagem do RCN67 apurou com fontes na cidade. Elas confirmaram que o prefeito Henrique Wancura (PSDB) teria sido preso durante o cumprimento das ordens judiciais. A nota oficial da prefeitura, no entanto, não mencionou a detenção do chefe do Executivo.

A operação está relacionada ao desdobramento da “Velatus”, deflagrada no ano passado para investigar um suposto esquema de corrupção na administração municipal.

Segundo a investigação, servidores e empresários utilizavam empresas sem experiência ou estrutura adequada para fraudar licitações e desviar recursos públicos destinados à execução de contratos.

Desdobramentos da Operação Velatus

Nesta nova fase, foram cumpridos nove mandados em Terenos, cinco em Campo Grande e um em Santa Fé do Sul, em São Paulo. Na etapa anterior, o Gaeco já havia prendido o ex-secretário de Obras de Terenos, Isaac Cardoso, e o empreiteiro Hander Luiz Correa Grote. Este último foi flagrado em posse de uma arma calibre 22, além de ser alvo de busca e apreensão.

O caso segue sob investigação, com foco em identificar a extensão das irregularidades e o papel desempenhado por servidores municipais no esquema.