Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Dourados recebe a visita do vice-presidente do Brasil, Michel Temer

Temer irá vistoriar o funcionamento do Sisfron e vai até a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

Esquema de segurança está sendo organizado para acompanhar o político - Divulgação
Esquema de segurança está sendo organizado para acompanhar o político - Divulgação

O vice-presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB), visita Dourados nesta quinta-feira, 9. Ele visita as instalações do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), situado na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus. Temer ocupa o cargo, provisório, de presidente da República em virtude da viagem da presidente Dilma Rousseff, que viajou para a Rússia.

Um esquema de segurança está sendo organizado para acompanhar o político. Temer terá a companhia do comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, que fica responsável em apresentar o sistema.

A visita inicia no Centro de Operações da Brigada (COP), por volta das 9h. Em seguida serão ministradas palestras e demonstração do Sistema de Monitoramento de Fronteira, exposição de equipamentos que compõe o projeto.

O presidente em exercício Michel Temer também acompanhará atividades de helicópteros e de unidades móveis em tempo real.

Ele é o coordenador do Plano Estratégico de Fronteiras, iniciado em 2011 para combater ilícitos nas fronteiras. O PEF abrange ações do Ministério da Defesa em coordenação com outros ministérios e órgãos.

A última visita de Temer a Dourados ocorreu em abril de 2014. Na ocasião ele participou do encontro regional do PMDB na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced).

 

SISFRON   

 O projeto-piloto do Sisfron abrange uma faixa de 650 quilômetros. Reúne radares fixos e móveis, sensores óticos, câmeras de longo alcance, comunicações táticas e estratégicas, binóculos termais. Um dos radares portáteis é o Sentir-M20 de curto alcance, desenvolvido pela indústria brasileira e é capaz de executar operações de vigilância, aquisição, classificação, localização, rastreamento e exibição gráfica automática de alvos em terra, como indivíduos em solo, tropas, blindados, caminhões, trens e helicópteros.