O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) registrou cerca de 580 mesários inscritos para o treinamento à distância (EAD). Segundo o órgão, as Zonas Eleitorais que mais registraram números de inscritos são a 35ª, 53ª e 54ª, todas de Campo Grande.
Ainda segundo o TRE-MS, algumas Zonas Eleitorais do interior também estão treinando mesários pela internet.
Pode optar por fazer a capacitação via internet, o mesário que foi convocado pela primeira vez e que não pode participar do treinamento presencial. Para solicitar o treinamento, o mesário deve procurar o seu Cartório Eleitoral, onde receberá instruções de como acessar a página e de como dar prosseguimento ao treinamento.
Segundo o TRE-MS, a capacitação está disponível 24h por dia na internet e pode ser feita em qualquer horário. No estado, 23 mil mesários devem trabalhar nas eleições deste ano.
Benefícios
Os mesários que trabalharão na eleição terão direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias trabalhados, mediante a apresentação de declaração da Justiça Eleitoral. Eles ainda receberão auxílio alimentação e transporte, e as horas poderão ser aproveitadas como extracurriculares, dependendo de acordo entre Justiça Eleitoral e Instituição de Ensino. Além disso, ser mesário é critério de desempate em diversos concursos públicos.