Veículos de Comunicação

Oportunidade

Cuidados na hidratação das crianças é fundamento no verão

Água de coco, suco, água de boa qualidade, sãos os líquidos ideais para oferecer para as crianças no verão

O verão chegou e promete ser de muito calor, cinco graus a mais que da última vez, e não podemos esquecer da saúde. Neste período, as crianças ficam de férias, brincam na maior parte do dia, muitas vezes expostas ao sol.

De folga dos estudos a criançada só quer saber de brincar. Seja correndo, de bola, na areia, enquanto elas se concentram na diversão os pais tem um papel importante: se preocupar com a hidratação dos filhos.

“A gente está sempre correndo atrás deles com água, ou hidrotônico ou mesmo o suco de laranja, que a gente fomenta muito para eles tomarem e tendo este cuidado sempre pra não deixar desidratar”, disse o empresário Gabriel Machado Borges.

“A desidratação é uma conseqüência da perda de liquido ou da diminuição da oferta ou do aumento da perda que pode ser por doenças, vômitos, diarréia, inclusive estas doenças gastrointestinais são mais naturais nesta época do ano”, afirma o pediatra Antonio Graciliano.

Em recesso Everton Cezar França tem mais tempo de brincar com o filho. Mas os cuidados não entram em férias. Para Nauan de 11 meses uma sombra gostosa e muito líquido. “Nós que somos adultos já sofremos imagina para as crianças como deve ser”, disse o pai.

Água de coco, suco, água de boa qualidade, sãos os líquidos ideais para oferecer para as crianças no verão. “Evitar o refrigerante porque ele não serve para hidratar”, esclarece o pediatra Antonio.

Até mesmo aos bebês, nos primeiros seis meses e estão amamentando deve ser oferecida água como complemento da hidratação. Mas o pediatra alerta. “Nunca oferecer a água na chuca, sempre no copinho ou colherinha para não oferecer outro tipo de bico para a criança”.

Ainda conforme as orientações do médico pediatra, desidratação severa numa criança, quando há uma diminuição de líquido na circulação sanguínea, pode levar a uma parada cardiorrespiratória. Então, todo cuidado é pouco.