Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governador destaca industrialização em lançamento de livro

Amdré Puccinelli comenta MS em 2009

O governador André Puccinelli participou ontem (27) à noite, do lançamento do livro “Panorama Industrial de Mato Grosso do Sul – 2009”, que mostra o desenvolvimento industrial e as potencialidades do Estado. “Muitos ficarão surpresos de ver a dinamicidade e a melhora dos números nos setores diversos aos tradicionais: carnes e grãos”, avalia Puccinelli.

Segundo o governador, o Estado está implantando uma política de industrialização, com concessão de incentivos fiscais, buscando diversificar a matriz econômica de Mato Grosso do Sul. “Em 2007, tínhamos 10 usinas no setor sucroalcooleiro e, hoje, temos 21 usinas em operação e mais 10 entrarão em funcionamento ainda neste ano e em 2011, passando de aproximadamente 1 bilhão de litros de álcool produzidos com as 10 iniciais de 2007 para 1,9 bilhão com essas 21 usinas e com a duplicação da produção de açúcar que existia na época”, conta

Outra vantagem apontada por Puccinelli é a produção de energia pelas usinas, que utilizam equipamentos modernos. “É uma produção que nos torna autônomos e também exportadores de energia. E assim, a diversificação da matriz econômica está se processando. Estamos começando cada vez mais agregar valor na transformação da nossa matéria-prima em produtos semi-acabados e acabados, como o aço”, ressalta.

Para a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, é importante mostrar para a sociedade e para o mundo o novo Mato Grosso do Sul. “2009 foi o ano da consolidação da política industrial do governo. Diversos setores já estão implantados e não são apenas nas grandes cidades. Essas indústrias estão se interiorizando, estamos no caminho certo”, conta.

Já o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, o livro marca um tempo e uma história, onde pela primeira vez foi registrado um crescimento de dois dígitos na indústria do Estado. “Estamos relatando nesse livro a parceria que construímos com o governo do Estado e com os municípios. A força da indústria é realidade no Estado e tem que ser reconhecida. Estamos trabalhando agora para consolidar esse crescimento”, destaca.

O livro divulga ainda a política de desenvolvimento industrial adotada pelo governo do Estado que concede incentivos para as empresas interessadas na instalação de seus projetos priorizando as cadeias produtivas e a verticalização da produção, agregando assim valor aos produtos, diversificando e ampliando a base econômica, tornando-se uma referência de fundamental importância para empresários que pretendem implantar ou expandir suas indústrias.

Em versão bilíngüe (português e inglês), o material será distribuído às embaixadas e nas visitas oficiais, como forma de demonstrar a força e crescimento da indústria local, incentivando novos projetos a se instalarem no Mato Grosso do Sul.

Também participaram do lançamento do livro, o secretário de Habitação e das Cidades, Carlos Marun; os deputados estaduais Júnior Mochi, Professor Rinaldo e Márcio Fernandes; o vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque, representando o prefeito Nelson Trad Filho, além de empresários e representantes de sindicatos e federações de todo Estado.