Veículos de Comunicação

Esportes

Maratonista considera 2010 positivo para a modalidade

Sonho de Messias é reunir uma equipe maior em Três Lagoas para competir em outros municípios com melhores condições

Para Messias a São Silvestre não têm tantos atrativos como a maioria pensa -
Para Messias a São Silvestre não têm tantos atrativos como a maioria pensa -

Um ano complicado, com muitas dificuldades, mas positivo. Esta foi a avaliação feita pelo maratonista três-lagoense Messias Carneiro Dias, em relação a temporada de provas disputadas em 2010. Aos 59 anos e prestes a mudar de categoria, Messias contou que pede a Deus apenas saúde.

O atleta disputou este ano apenas quatro provas, mas conquistou um lugar no pódio em três delas. O primeiro teste foi também o mais longo, a Maratona de Dourados, com 42km de percurso, realizada em julho. Messias chegou em quarto lugar.

“A maratona foi desproporcional. Foi dividida em categorias de 10 em 10 anos. Corri contra gente muito mais nova. Eu com 59 enfrentei corredores de 50 anos, faz muita diferença. Se fosse dividido de cinco em cinco, tinha chegado em primeiro”, avaliou. Em setembro foi a vez de encarar os 10km do Circuito Caixa em Campo Grande. Desta vez, encaixado na categoria 55 a 59 anos, trouxe a medalha de prata para casa.

O mês de outubro marcou as duas últimas provas do ano. Na Volta das Nações, em Campo Grande (21km), um terceiro lugar, e na Corrida dos Correios (10km), também na Capital, mais uma vez a segunda colocação conquistada.
“O ano de 2010 foi complicado para a equipe de rua de Três Lagoas. Uns pararam, outros se machucaram. Acabei esperando as melhores provas, já que fiquei sozinho”, explicou. Sobre a São Silvestre, mais badalada do País que acontece sempre no dia 31 de dezembro, Messias não demonstrou empolgação. “Para nós do Mato Grosso do Sul é muito sofrimento. Tem a viagem, a prova é de tarde, fica ruim para voltar. As pessoas pensam que é uma maratona, mas não é. São 15km, a maratona tem 42km. Não é tudo isso não, mas antes de aposentar vou disputar uma”, frisou.

O três-lagoense não parou de treinar um dia sequer em 2010 e agora intensifica a preparação para a Corrida de Reis em Cuiabá (MT), que acontece no próximo dia 9 de janeiro. São 20 a 26km percorridos por dia (metade de manhã e metade à tarde) em estrada de terra.

ANO NOVO
Para 2011 Messias espera competir nas mesmas provas deste e ano e mais algumas. A meta é correr também a Maratona de São Paulo, a Meia Maratona do Rio de Janeiro e a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte (MG).
“Espero ainda subir no pódio muitas vezes. Só peço a Deus que me dê saúde. Na minha idade tem mais nada para pedir não”, contou. O atleta disse ainda que sonha em poder montar uma equipe com um número maior de corredores em Três Lagoas.