Após a determinação da Secretaria de Estado de Educação (SED) e da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) de iniciarem as aulas no dia 18 de fevereiro nas escolas do interior do Estado, devido aos estragos causados pelas chuvas, alguns municípios, que não foram afetados, estão solicitando à SED o início do ano letivo como previsto calendário escolar, no dia 08 de fevereiro.
Até o momento Corumbá, Dourados, Rio Brilhante, Paranaíba e Maracaju já estão autorizados a iniciarem o ano letivo de 2010 no dia 8 de fevereiro. O prazo para que os municípios solicitem o início das aulas no dia 08 termina na segunda-feira (1º).
A superintendente de Políticas da Educação da SED, Cheila Vendrami, informou que os municípios devem entrar em contato com a SED até segunda-feira, dia 1º de fevereiro. “Na segunda-feira à tarde teremos uma reunião com todos os diretores das escolas estaduais para definir ações para o início das aulas. Aqueles municípios do interior que quiserem iniciar o ano letivo no dia 08, devem entrar em contato com a Secretaria de Educação e formalizar um ofício” afirmou Cheila.
Aulas garantidas – A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, afirmou que os alunos não serão prejudicados com o adiamento do início do ano letivo na rede estadual de ensino. “Os 218 mil alunos das escolas estaduais do interior não serão prejudicados com o início das aulas no dia 18 de fevereiro. Os 200 dias de aula do ano letivo serão cumpridos, com reposição das aulas em seis sábados até o mês de agosto. O ano letivo de 2010 será cumprido normalmente, com o término das aulas no dia 17 de dezembro”, garantiu Nilene.
Esta decisão do governo do Estado atendeu ao pedido dos prefeitos, preocupados com o transporte dos alunos e com a situação das estradas no interior do Estado. ”Nos casos em que as prefeituras não puderem transportar os alunos devido às condições das estradas, a Secretaria de Educação vai avaliar cada caso, individualmente, juntamente com os prefeitos. O objetivo é que os alunos não sejam prejudicados” afirmou a Secretária de Estado.
Em Mato Grosso do Sul foram registrados no Educacenso em 2009, 291 mil alunos, sendo 218 mil no interior e 73 mil em Campo Grande.