Quase um ano depois, a Promotoria de Justiça de Inocência abriu inquérito civil para apurar dano ambiental causado pelo descarrilamento de vagões de uma composição da América Latina Logística (ALL). O acidente aconteceu no dia 17 de abril de 2013. Trem da ALL, com 27 vagões carregados com combustível, descarrilou. Houve vazamento de mais de 2 milhões de litros de combustível e 25 vagões incendiaram.
Maracaju
Promotoria de Inocência apura dano causado por acidente de trem
Por conta do acidente, a ALL foi multada pela Polícia Militar Ambiental em R$ 3.532.602,66 em razão da poluição provocada com o derramamento de óleo diesel e gasolina.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), que também abriu inquérito, foram 2,035 milhões de litros de combustível queimados ou derramados na área rural de Inocência. No dia do acidente, uma equipe do MPF, acompanhada de representantes do Ministério Público Estadual e da Polícia Federal, vistoriou o local e constatou as “significativas dimensões do descarrilamento”.
A multa foi arbitrada com base na poluição atmosférica, pela queima do combustível e da vegetação, bem como pela poluição do solo e degradação das matas devido ao incêndio e à ação do material combustível. A multa foi aplicada uma semana depois do acidente.