
Um caso de feminicídio foi registrado na madrugada desta segunda-feira (9) no assentamento São Joaquim, zona rural de Selvíria, em Mato Grosso do Sul. A vítima foi identificada como Janete Feles Valoes, de 45 anos, que morreu após sofrer um golpe de faca no peito. O autor do crime, segundo a polícia, é o companheiro da vítima, Alipio Drum Alves, de 63 anos, que foi localizado e preso horas depois.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada após o filho da vítima, Diogo Valoes Drum, procurar a base de apoio da concessionária Way, informando que sua mãe havia sido esfaqueada pelo convivente. A equipe de socorristas ainda encontrou Janete com sinais vitais, mas o óbito foi constatado pouco depois pelo médico plantonista.
O filho relatou à polícia que estava em sua residência quando recebeu uma ligação do pai pedindo ajuda. Ao chegar ao lote 142, onde o casal morava, encontrou a mãe sentada em uma cadeira, com uma faca cravada no peito. Ele tentou socorrê-la, levando-a até a base da concessionária, porém a vítima não resistiu aos ferimentos.
Após o atendimento inicial da ocorrência, equipes do Policiamento Rural realizaram diligências no assentamento e conseguiram localizar Alipio Drum Alves. Conforme o registro policial, ele não ofereceu resistência no momento da abordagem, recebeu voz de prisão e foi informado de seus direitos constitucionais. O autor alegou que Janete estaria “descontrolada” e que teria desferido o golpe contra si mesma, versão que será apurada pelas autoridades.
A faca utilizada no crime foi recolhida pela perícia técnica, que também esteve no local juntamente com a funerária. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) de Três Lagoas para os procedimentos de praxe.
Por orientação do delegado plantonista, o autor foi conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) de Três Lagoas, onde o caso foi registrado como feminicídio e seguirá sob investigação da Polícia Civil.





