Veículos de Comunicação

Três Lagoas

A cada dia Creas recebe, ao menos, uma denúncia de maus tratos em idosos

Segundo representante do CMDI, esse número deve ser bem maior, já que maioria dos idosos desconhece seus direitos

Direito dos Idosos foi tema de Conferência em Três Lagoas -
Direito dos Idosos foi tema de Conferência em Três Lagoas -

Conforme o representante do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e representante do Lar dos Idosos “Eurípedes Barsanulpho”, Marcio Oliveira, diariamente, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Três Lagoas, recebe ao menos uma denúncia de relato de maus tratos a idosos. E este índice, porém, não reflete a situação real dos idosos do município.Como exemplo, o conselheiro cita a situação dos filhos que tomam posse do cartão previdenciário dos pais, deixando-os em situação de penúria, e não são denunciados. 


“Esse número certamente é bem maior, já que muitos idosos não reconhecem seus direitos, garantidos por meio do Estatuto do Idoso e, este é um dos assuntos discutidos durante esta 1ª Conferência Municipal do Idoso”, afirma Oliveira.

O evento ocorreu ontem, na Câmara de Andradina, por meio do CMDI, apoio do Conselho Municipal de Assistência Social e dos vereadores Nilo Cândido e Jorginho do Gás.

Entre os palestrantes, estavaAdão Vargas, que é um dos idealizadores, em âmbito nacional de incentivo fiscal voltado às pessoas idosas, e presidente da Comissão de Responsabilidade Social do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Ele falou sobre como as pessoas podem doar parte da restituição do Imposto de Renda para projetos favoráveis aos idosos.

Já a presidente da Comissão de Direitos do Idoso da OAB-SP e conselheira Nacional do Idoso, Adriana Zorub, traçou um panorama geral da situação do idoso no Brasil, além dos problemas que eles enfrentam.“Devo lembrar que uma grande problemática, já anunciada, é que em 2050, metade da população brasileira será de idosos”, cita Oliveira.

Por fim, João Skaff, presidente da Comissão Estadual do Idoso do Mato Grosso do Sul, abordou a questão da proteção e acessibilidade ao idoso, e suas violações.

Durante a Conferência a prefeita Marcia Moura, anunciou a intenção de implantar alguns projetos em favor das pessoas da melhor idade, como é o caso de uma quadra de bocha.

“Atendemos em torno de 300 pessoas que estão distribuídas em 13 grupos do Cras. Desejamos que estas pessoas continuem sendo nosso exemplo de valor e caráter”, cita a prefeita. 

PREVIDÊNCIA
Na audiência, Oliveira mencionouainda que, dos cerca de 2,3 mil idosos que vivem tanto em Três Lagoas, como Águas Clara, apenas 916 recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do benefício previdenciário, mas 1,4 mil que também teriam direito, sequer sabem disso.

“O Estado precisa passar a enxergar esses cidadãos. Quando digo o Estado, defino como Município, Estado e União, todos têm responsabilidade”, destaca.