
A América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela ferrovia, vai ceder o direito da utilização do prédio da antiga Estação Ferroviária para o município. Amanhã, acontecerá a assinatura de um documento entre a Prefeitura, Ministério Público e ALL com esta finalidade. A assinatura estava prevista para ontem, mas os representantes da empresa não puderam estar presentes.
A ALL também irá repassar para o município uma locomotiva e restaurar um vagão de passageiros que está abandonado no pátio do Departamento de Obras e Serviços (DOS). Esses maquinários serão levados para o Arenamix, onde servirão para a visitação de pessoas, que queiram conhecer um pouco mais a história da ferrovia. Conforme o documento que deve ser assinado, a ALL terá que fazer a restauração das passagens de nível e providenciar a pintura das faixas.
Segundo o promotor do Patrimônio Público, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, a ALL pretende ceder todos os bens operacionais que estão sob sua responsabilidade para o município utilizar como achar melhor. A estação ferroviária que também está sob a concessão da empresa deverá ser cedida ao município. “Como as obras do contorno estão terminando e a empresa não vai mais utilizar o local, ela pretende repassar a utilização da estação ferroviária para o município e ceder todo o patrimônio que está sob a sua responsabilidade”, informou o promotor.
Com a assinatura do documento, Antônio Carlos disse que, caso a Prefeitura tenha interesse, poderá explorar esses locais e ficar responsável pelos imóveis utilizados pela ALL. “Os barracões das oficinas de trens, a estação ferroviária, as caixas d’água e os trilhos ficariam sob a responsabilidade do município. Esse patrimônio, que está sob a concessão da ALL, pode ser cedido até que futuramente a União faça o que bem entender com essas áreas”, salientou.