A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, iniciou as impressões das carteiras de identidade. O documento começa a ser entregue nos Postos de Identificação nesta segunda-feira (20).
De acordo com Rubens Cyles Pereira, diretor do Instituto de Identificação, durante dois meses o serviço ficou suspenso em função da mudança da empresa que imprime os RG’s. Dessa forma, cerca de 20 mil carteiras de identidade ficaram represadas nas máquinas, sendo que todas serão impressas até o final dessa semana.
“Nós estamos imprimindo conforme as datas de confecção dos documentos, sendo que aqueles que fizeram o documento há mais tempo, vão receber primeiro, ou seja, a partir de segunda-feira”, explica Cyles que lembra que o documento começa a chegar nos municípios do interior dentro de no máximo uma semana.
Durante o período em que a impressão do RG ficou suspensa, a confecção do documento continuou a ser feita normalmente em todos os Postos de Identificação de Mato Grosso do Sul, através do atendimento agendado eletronicamente pelo site da Sejusp, ou ainda presencial, naqueles municípios onde ainda não há agendamento eletrônico.
Em Mato Grosso do Sul são expedidos mensalmente em torno de 12 mil novos RG´s e o prazo para entrega do documento é de, no máximo, 7 dias, em Campo Grande, e 15 para as cidades do interior. A expectativa do diretor do Instituto de Identificação é que o prazo de espera pela carteira de identidade seja normalizado a partir do mês de julho. “Com a impressão de todos os documentos em atraso, queremos normalizar a expedição no máximo até a segunda quinzena de julho”, garante.
Para tirar o RG basta fazer o agendamento eletrônico através da internet, onde é possível escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento.
Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da nova identidade ou da segunda emissão. A primeira via é gratuita, já para a segunda emissão ou segunda via, o custo é de R$ 94,52.