Uma audiência pública, ainda sem data marcada, mas prevista para acontecer ainda nesse semestre, será realizada para discutir se deve ou não ser declarada em Unidade de Conservação de Monumento Naturala 2ª Lagoa de Três Lagoas.
Três Lagoas
Audiência pública vai discutir situação da 2ª Lagoa
De acordo com a diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Ana Paula Mendes Lima, assim que for concluída a licitação para a contratação da empresa que deverá organizar e apresentar os estudos que recomendarão a adoção de medidas conservacionistas, audiência pública deverá ser designada.
A declaração da 2ª Lagoa em Unidade de Conservação de Monumento Natural visagarantir a aplicação de recursos destinados à compensação ambiental recolhidos aos cofres do município e do Estado por indústrias que têm a obrigação de mitigar os impactos causados ao meio ambiente, decorrentes de suas instalações.
A princípio, a administração municipal já tem cerca de R$ 2 milhões em caixa para aplicar na 2ªLagoa , caso a seja aprovada a declaração de Unidade de Conservação de Monumento Natural.
Esse recurso é parte do montante de R$ 5 milhões, que a Petrobras havia destinado ao município para investir na criação do Parque das Lagoas. Como o Ibama não autorizou que esse valor fosse destinado para essa finalidade, já que as lagoas não são consideradas áreas de conservação ambiental.