Os postos de combustíveis e de venda de gás de cozinha serão alvo de fiscalização do Corpo de Bombeiros neste mês de julho. De acordo com informações do comando da corporação, a operação – realizada pela Diretoria de Serviços Técnicos (DST) dos Bombeiros – será deflagrada em todo o Mato Grosso do Sul. O objetivo é prevenir acidentes por meio das conformidades dos itens de segurança.
Entre os itens que serão verificados pelos bombeiros nesta operação, estão: a regularização junto a Agência Nacional de Petróleo (ANP), colocação e localização de extintores, distanciamento da gaiola de gás com referência ao muro ou à edificação e quantidade autorizada para o comércio. Ainda segundo a DST, as irregularidades serão punidas com uma notificação para que sejam tomas as providências cabíveis em até 30 dias, caso isso não aconteça pode ser aplicada uma multa e interdição do estabelecimento.
Desde o início do ano, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros vem realizando ações de prevenção à incendios e pânico em todo o Estado. A cada mês é determinado um setor diferente. Entre as ações já realizadas estiveram, operação saúde (fiscalizações em clínicas, hospitais e postos de saúde), operação carnaval (clubes e locais onde houveram festas de carnaval), operação hospedagens (hotéis, motéis, etc) e outras. O resultado das ações foi um total de 4.549 fiscalizações realizadas.
“É um trabalho de fiscalização que se reflete na diminuição de ocorrências. Verificamos diversos itens na parte elétrica, ar condicionado e instalação de computadores, além dos locais de saída e fuga. Estes são detalhes que fazem toda a diferença entre a vida e a morte”, observa o cabo Yuri Pedreira, da DST.