Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Campanha visa reduzir a exposição de frentistas e consumidores ao benzeno

Postos de combustíveis têm 60 dias para se adequar

Campanha visa reduzir a exposição de frentistas e consumidores ao benzeno - Dilvulgação
Campanha visa reduzir a exposição de frentistas e consumidores ao benzeno - Dilvulgação

Proprietários de postos de combustíveis de Campo Grande já foram notificados e os do interior de Mato Grosso do Sul também serão, breve, pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), no Estado, para se adequarem às legislações existentes de controle médico de saúde ocupacional e prevenção de riscos ambientais. As empresas têm prazo de 60 dias para se adequarem às legislações. Essa medida foi tomada nesta segunda-feira, dia 6, durante reunião do órgão com empresários do setor de revenda de combustível ao consumidor.

No encontro, que fez parte da campanha “Não passe do limite – Complete o tanque só até o automático” para reduzir a exposição de frentistas e consumidores ao benzeno – no auditório do Colégio Dom Bosco, autoridades do Ministério Público do Trabalho (MPT), Fundacentro e membros do Fórum de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho de Mato Grosso do  Sul (FSSHT/MS), além de representantes do Sinpospetro/MS (Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Mato Grosso do Sul).

“Estamos satisfeitíssimos com a decisão da superintendência e desse colegiado que está empenhado na campanha para evitar o contágio pelo benzeno, produto químico fortemente presente nos combustíveis e que entre os problemas de saúde que provoca, tanto em frentistas como consumidores, está o câncer”, afirmou Gilson da Silva Sá, presidente do sindicato dos frentistas de Mato Grosso do Sul.

O sindicalista afirmou que a defesa da saúde dos trabalhadores em postos de combustíveis tem sido uma bandeira empunhada há anos pelo sindicato e sua “euforia”, segundo ele, se deve aos novos “aliados” que entraram nessa luta com poder de exigir e punir quem não obedecer a legislação.

O benzeno é um dos componentes da gasolina que evapora muito rápido prejudicando a qualidade do ar e a saúde de quem o inala. Quando o tanque é abastecido apenas até o automático da bomba, a chance desse componente sair em forma de vapor é reduzida. O derramamento do combustível excedente do tanque no solo e sua evaporação no ar também causam riscos ao meio ambiente com a contaminação do lençol freático. (Com a Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Trabalho)