Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Capacidade e feminilidade conduzem cargos políticos

Os desafios e as histórias de vidas das mulheres três-lagoenses que ocupam os cargos políticos importantes

Marisa Rocha é formada em pedagogia enquanto que Vera Helena é vereadora -
Marisa Rocha é formada em pedagogia enquanto que Vera Helena é vereadora -

Elas conquistaram o direito a voto em 1932. De lá para cá, apesar de ainda serem minoria, as mulheres vem ocupando o espaço na política. Prova disso, foi a última eleição que elegeu a primeira mulher presidente do Brasil.

Após disputar o segundo turno com o candidato José Serra (PSDB), Dilma Rouseff (PT) foi eleita em 2010 com quase 56 milhões de votos. No Senado , a bancada feminina é composta por 13 integrantes; a Câmara Federal, por 45 deputadas.

Em Mato Grosso do Sul, dos 24 deputados estaduais, apenas duas mulheres ocupam vagas na Assembleia Legislativa, são elas: Dione Hashioka (PSDB) e Mara Caseiro (PTdoB).

Elas também comandam Estados. Algumas ocupam cargos de governadora e de vice-governadora, como a três-lagoense Simone Tebet (PMDB). Nos municípios não é diferente. Algumas administram as Prefeituras, outras são vereadoras.

Em Três Lagoas, o Poder Executivo está sendo chefiado por Márcia Moura. A Câmara Municipal já foi considerada a mais feminina do Brasil, nos anos de 1997 a 2000, com oito mulheres. Atualmente, o Poder Legislativo conta com apenas duas vereadora: Vera Helena (PMDB) e Marisa Rocha (PSB).