Em mais um ano do CBN em Ação 2022, promovido pelo Grupo RCN de Comunicação, registrou-se mais um sucesso de público, que reuniu na capital do Estado, mil pessoas interessadas em se integrar e avançar no mundo dos negócios.
Na primeira palestra do maior evento corporativo do Estado, realizada na terça-feira (12), o público ouvem os conhecimentos do vice-presidente institucional da Vtex, Alfredo Soares. O fundador e mentor do Gestão 4.0 é referência no mundo das vendas, marketing e varejo. E trouxe para os participantes ferramentas que permitem o melhor desenvolvimento dos negócios, além de dicas sobre a importância dos clientes, da tecnologia, processos e da comunicação para os empreendimentos. Soares também presentou o público com um módulo do curso “Seja um vendedor 4.0”.
O palestrante ressaltou que o objetivo de suas mentorias é fazer com que as pessoas ressignifiquem os departamento de vendas de seus negócios e que o marketing seja não apenas uma ferramenta, mas esteja presente em todos os outros setores de uma empresa.
A palestra de Alfredo Soares é a primeira de uma série de 11 encontros que vão marcar as discussões sobre empreendedorismo e economia em Mato Grosso do Sul, promovidos pelo Grupo RCN de Comunicação.
Para Soares, iniciativas como esta são importantes para o desenvolvimento de uma empresa. “Achei incrível um grupo de comunicação ter a visão que eu acredito que, além de você vender teu produto, teu serviço, você constroi um ecossistema. É isso que está acontecendo aqui hoje. É tangibilizar um negócio tão intangível, que é rádio, é televisão”, destacou.
O objetivo do projeto é promover debates, integração, relacionamento e o fortalecimento do empreendedorismo e da economia em Mato Grosso do Sul. Foi assim que o grupo RCN de Comunicação buscou se integrar na roda de eventos corporativos no Estado em 2018, lançando o CBN em Ação.
Em 2022, com foco no ensino, na aprendizagem e no relacionamento, o grupo alça voos ainda maiores e traz para Mato Grosso do Sul o maior evento corporativo já realizado no Estado, com 11 encontros previstos. Além de quatro edições do CBN em Ação em Campo Grande e uma em Dourados. O projeto realizará três edições do RCN em Ação, em Três Lagoas. Vão compor o evento, também, duas edições do RCN Agro e o 1° Fórum RCN de Economia, ambos em Campo Grande.
Segundo o diretor comercial da CBN Campo Grande, Thiago Pires, os eventos são baseados em pilares que levam em consideração a qualidade do conteúdo. “Quando começamos a CBN em Campo Grande, percebemos que tínhamos um espaço para a educação corporativa. Queremos trazer conteúdo de qualidade, trazer pessoas de expressão nacional junto com regional que entendam o que está acontecendo no Brasil de maneira ampla”, destaca Pires.
CBN e RCN em Ação
Campo Grande vai receber também neste ano, no dia 16 de agosto, a fundadora e CEO da DNA de Vendas, Lucia Haracemiv. Na sequência, em 25 de outubro, é a vez do público conferir a palestra do head de estratégia e inovação, Carlos Júlio. E, encerrando o ano está Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central do Brasil, que participa do projeto no dia 6 de dezembro.
Em Três Lagoas, os convidados são Eugênio Mussak (24 de maio), Teco Medina (17 de agosto) e Carlos Júlio (26 de outubro). Já Dourados recebe Carlos Júlio no dia 13 de setembro.
RCN Agro
O evento que vai debater as questões ligadas ao desenvolvimento do agronegócio em Mato Grosso do Sul, traz para Campo Grande Maurício Belinello, no dia 17 de maio, e Roberta Paffaro, em 20 de setembro.
1º Fórum RCN de Economia 2022
No dia 28 de junho de 2022, terá a participção de Natuza Nery, Antonio Maciel Neto, Zeina Latif e Alexandre Mendonça de Barros, os quais integram o 1º Fórum RCN de Economia 2022, que irá através de discutir os rumos da economia ouvindo as maiores autoridades no assunto.
Recebendo Alfredo Soares
A jornalista Danielly Escher conversou com Alfredo Soares, convidado para estreia do CBN em Alçao 2022. Confira:
“Pensar grande e executar maior ainda. Não existe atalho para o sucesso, existe constância”. Com esse lema, você, formado em publicidade, começou a carreira produzindo e vendendo cartões de visita e panfletos. Conte um pouco da sua história.
Alfredo: Comecei bem cedo, aos 17 anos. E, comecei como a maioria, talvez, como a maioria das pessoas que começam com vendas, vendendo porta em porta. E aí me apaixonei pelo mundo digital, pela internet. Foi quando eu conheci o mercado de e-commerce. Fundei uma plataforma de e-commerce que, alguns anos depois, acabou sendo comprada pela Vtex, empresa na qual minha carreira expandiu e eu pude fazer parte de uma das maiores revoluções do mundo.
Antes de se tornar sócio da VTEX você enfrentou a depressão e a ansiedade, precisou se reinventar, não é mesmo?
Alfredo: Se reinventar é uma característica de qualquer empreendedor ou qualquer pessoa hoje deve buscar com trabalho ciclos de mudança cada vez mais rápidos, é inevitável desenvolvermos essa nossa habilidade de se adaptar e de conseguir até ter mais credibilidade nos acontecimentos das nossas ações. E esse é o poder da tecnologia. A tecnologia nos conectou com essa ferramenta, que vem ajudando as empresas a crescerem muito mais rápido. O que antigamente demorava 10 anos para se construir, hoje há pessoas que em dois, três anos, alcançam resultados exponenciais.
E tudo começou então num escritório com apenas 30 metros quadrados no Rio de Janeiro. Você me falou nisso com certa saudade. Mas hoje, a Vtex tem presença em 45 países. A empresa é comprometida a entregar a melhor experiência para mudar a forma com que as pessoas e marcas se comunicam. Um cliente deve ser visto de uma forma diferente hoje em dia?
Alfredo: O cliente não deve ser visto, nem escutado, ele deve ser observado. Acho que mais importante do que você ouvir o cliente, do que você divulgar, oferecer o seu produto, é você realmente entendê-lo e conhecê-lo. A competitividade para falar com o cliente, com o consumidor é muito grande. Então, no final do dia a gente tem que usar a tecnologia, a rede social, o big data, para poder conhecer mais os nossos clientes, os comportamentos deles, para ser mais assertivo na nossa comunicação. Esse é o novo desafio de vendas no próximo século.
E qual é a importância então de se discutir o varejo, de se discutir vendas, de levar essa mensagem para todo o país?
Alfredo: O varejo é a explanação do consumidor. É a forma como as marcas resolvem os problemas dos consumidores, os desejos, as vontades, as necessidades. Então, discutir o varejo é discutir o comportamento do consumidor e entender para onde a humanidade está indo e quais as nossas tendências como sociedade. Por isso que, o varejo tem uma participação tão importante na sociedade.
E a cultura da transformação digital ajudou as empresas a enfrentarem a maior crise do século?
Alfredo: Ela não só ajudou como foi o principal pilar. E a transformação digital não é só tecnologia. Transformação digital é como as empresas usam a tecnologia ou como elas respeitam, em qual parte do processo, de oportunidade em desenvolver time, educar o seu time, contratação… Tudo isso, de certa forma, é a transformação digital. Então, ela é o principal pilar, é o arcabouço de tudo isso que está acontecendo hoje e de como as empresas estão se preparando para os próximos dez anos.