Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cidade terá 82 recenseadores do IBGE a partir do dia 2

Para Três Lagoas, uma turma de 90 candidatos, que passou no concurso público

Turma de 90 candidatos aprovados em concurso passa por treinamento e seleção para contratação -
Turma de 90 candidatos aprovados em concurso passa por treinamento e seleção para contratação -

Começou ontem (19) em todo o Brasil a segunda etapa de seleção dos 191 mil profissionais do Censo 2010, que serão contratados como recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para visitar os 58 milhões de domicílios de todo o País, a partir de dia 2 de agosto.

Para Três Lagoas, uma turma de 90 candidatos, que passou no concurso público, iniciou também a segunda etapa da seleção, que consiste em treinamento e prática. Desses, serão selecionados e contratados 82 para o município de Três Lagoas, conforme informou o coordenador de sub-área do IBGE, formada por quatro municípios: Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Bataguassu.

“Desta turma, iremos selecionar e contratar 82 recenseadores para Três Lagoas”, explicou João Paulo dos Santos Vanin, coordenador da sub-área de Três Lagoas.

Os candidatos participam de treino prático na Escola Estadual Fernando Corrêa, desde ontem (19) até sexta-feira (23). No sábado (24), eles passarão por nova prova de seleção para início dos trabalhos de campo, previsto para o dia 2 de agosto.

João Paulo antecipou que, na “pré-coleta de dados, feita pelo IBGE, para atualização do mapa do Município e cadastro de endereços, chegamos a uma prévia de que Três Lagoas possui mais de 32 mil endereços cadastrados”, informou. “Nesse total, que deverá atingir a casa dos 36 mil endereços, estão incluídos, comércio, indústria e construções”, explicou.

TREINAMENTO
Um dos principais objetivos do treinamento é ensinar como usar o computador de mão, um pequeno aparelho azul, onde serão inseridas as respostas dos questionários do IBGE, que, antigamente, eram preenchidos à mão. No Censo 2019 não haverá papeis, porque o minicomputador será o principal instrumento de trabalho dos recenseadores.

Durante os três meses de pesquisa, os profissionais do IBGE, além do computador, serão reconhecidos também pelo boné do Censo 2010 e por um crachá com nome, foto e identidade, usado do lado esquerdo do colete azul do instituto. Os cidadãos que desconfiarem dos recenseadores ainda poderão ligar gratuitamente para o número 0800 721 8181 ou acessar o site do IBGE para checar a matrícula do profissional.

Nesta última fase de treino e seleção, os recenseadores estarão aprendendo o lado prático do trabalho do censo, como, por exemplo, deverão se apresentar nos domicílios e como deverão fazer os questionamentos. Neste censo, para melhor chegar aos objetivos propostos, as visitas domiciliares, em algumas localidades, atendendo aos horários do morador, deverão ser à noite e até nos finais de semana.

Para tanto, o recenseador “precisa gostar de falar com pessoas, saber se comunicar, se apresentar e dizer o que está fazendo ali", explicou a coordenadora operacional nacional do Censo 2010, Maria Vilma Salles. "No treinamento trabalhamos bastante com isso: como abordar um domicílio, como explicar a importância do censo. Mas é claro que isso também dependerá do perfil dele [recenseador]", completou.