Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Conab inicia recadastramento de armazéns no MS

Só a safra de milho já ocuparia quase todos os silos do Estado

Com safra recorde, a capacidade armazenadora, tanto de Mato Grosso do Sul quanto de todo País, é motivo de preocupação -
Com safra recorde, a capacidade armazenadora, tanto de Mato Grosso do Sul quanto de todo País, é motivo de preocupação -

Embalados pela produção recorde brasileira de grãos, a Superintendência da Companhia Nacional de abastecimento (Conab), do Mato Grosso do Sul, iniciou trabalho de recadastramento de toda rede de armazenagem do Estado. O superintendente Sergio Rios afirmou que o objetivo principal é fazer uma varredura completa no sistema de armazenagem e identificar as alterações nas áreas de processamento e armazenamento.

“Esse levantamento, cujo trabalho de campo deve durar aproximadamente 30 dias, vai permitir, por exemplo, identificar as mudanças de proprietários dos armazéns e saber, de forma atualizada, qual é a real capacidade da rede armazenadora de Mato Grosso do Sul”, explicou Sergio Rios.

No último levantamento feito em 2003, a capacidade armazenadora do Estado era de 6,4 milhões toneladas de grãos, somando 711 armazéns, entre unidades convencionais a granel. Com a safra recorde, só a produção do milho no MS, poderá saltar de 4.765.800 toneladas para 4.812.800, aumento de produtividade de 12,9%, sobre a área plantada. Sendo assim só a safra de milho representa 80% da capacidade armazenadora indicada pelo levantamento de 2003.

O superintendente solicitou aos proprietários de armazéns que recebam os técnicos da Conab e facilite o trabalho de levantamento dos dados, para que os resultados possam ser os mais fiéis possíveis à realidade.