Levantamento extra-oficial apresentado ontem mostra que o Conselho Tutelar de Três Lagoas, realizou em média 40 atendimentos por dia durante o ano de 2010. De acordo com o vice-presidente do órgão, Davis Martinelli cerca de 30 atendimentos é registrado na sede do conselho e os demais nos plantões, quando os conselheiros acompanham menores envolvidos em ocorrências das policias Civil e Militar.
Conforme Davis, diariamente os conselheiros atendem diversas situações das mais diversas naturezas envolvendo maus tratos contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que o número de ocorrências de abuso sexual contra menores cresceu em Três Lagoas no ano passado. “Registramos um aumento de 45% das ocorrências de violência sexual e isso nos preocupa bastante”, disse o vice-presidente.
Davis aproveitou para justificar que apesar de todos os esforços, os conselheiros não são bem remunerados. “Estamos reivindicando melhoria salarial desde março de 2010, mas até agora o Poder Público não se manifestou”, lamentou Martinelli, afirmando que o Conselho Tutelar funciona 24 horas através de plantão. Ele entende que a profissão é arriscada, pois os conselheiros não têm hora nem local para atenderem as ocorrências e muitas vezes recebem criticas e ameaças.
LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL