
O consumo de energia elétrica em Três Lagoas caiu 4,4% no ano passado em comparação com 2014. A informação é da empresa distribuidora de energia elétrica no município, a Elektro.
De acordo com a Elektro, foram consumidos durante todo o ano passado, 254 GWh, enquanto em 2014 o consumo foi de 265.7 GWh. O levantamento aponta que a área central continua sendo o lugar onde a demanda de energia elétrica é maior.
Como já é de conhecimento. o fim da tarde e início da noite é o período de pico, quando se consome mais energia. Em Três Lagoas, o pico de consumo acontece entre 17h30 e 20h30.
BRASIL
No país também houve retração no consumo de energia, no ano passado, comparado ao mesmo período. A queda foi de 1,8% conforme divulgou o Boletim de Carga pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Houve retração na demanda de energia ao longo de 2015 em dois dos quatro subsistemas – as exceções foram o Subsistema Nordeste, que fechou o ano com crescimento de 3,2%, e o Norte, com 1,7%. No Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que responde por mais de 60% do consumo e concentra os principais parques fabris do país, houve queda de 3,2% na demanda ao SIN. O mesmo percentual de queda foi verificado no Subsistema Sul.
No entendimento do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a elevação das tarifas de energia elétrica vem se refletindo nos padrões de consumo de energia, contribuindo para a redução da carga, principalmente nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul onde o impacto dos aumentos tarifários tem sido maior.