Conforme dados da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas, das cerca de 245 pacientes cadastradas e atendidas de forma direta, 75 são portadoras do câncer de mama, o que equivale a 69,38%.
Três Lagoas
Das 160 mulheres atendidas pela Rede Feminina, 69% têm câncer de mama
Rede Feminina atende cerca de 800 pessoas, entre pacientes e familiares
A presidente da entidade, Alda Barbosa Monteiro de Campos, revela que os atendimentos da Rede aumentaram bastante nos últimos tempos.
“Atendemos 245 famílias de forma direta, mas os atendimentos indiretos chegam a 800, incluindo familiares de pacientes. Essas famílias recebem atendimento psicológico e assistência social, além de alimentação, medicamentos ou outro tipo de ajuda, conforme necessitam”, cita Alda.
Baseado nisso, a equipe da entidade acaba de ampliar o trabalho de prevenção. Ao invés de concentrar as atividades apenas no mês de outubro, por meio do Outubro Rosa, as ações ocorrem de março a outubro, mês em que será divulgado o balanço geral da campanha.
Com início no dia 11 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as voluntárias da Rede Feminina foram as primeiras a ser atendidas.
“Nossas voluntárias foram as primeiras a receberem orientações sobre o câncer, tratamentos, dentre outras informações. A partir de agora passamos a desenvolver palestras voltadas à comunidade. Agendamos cinco e o foco são empresas, indústrias, igrejas, escolas, dentre outros locais. Esta é uma forma de conscientizar e informar”, revela a presidente.
A palestrante é a psicóloga da Rede Feminina, Tatiane Cristine de Souza Lima, que leva informações e orientações ao público.
Vale destacar que, a assistente social que presta atendimento aos paciente e familiares é Suzana Vicente Loureiro.
Algumas vagas para exame de colo de útero estão sendo oferecidas às mulheres da comunidade. Já os exames de mamografia estão sendo pleiteados junto ao Instituto do Câncer de Três Lagoas.
“Para os exames de colo de útero, contamos com apoio da Prefeitura de Três Lagoas. Quem tiver interesse pode nos procurar para agendar. Os exames são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, esclarece Alda.
A presidente conta ainda que, há projeto para oferecer exame de próstata para os homens. “Estamos abertos para firmar parceria com médicos especialistas da área”, anuncia ela.
Outras informações sobre a Rede Feminina de Combate ao Câncer, ou agendamento de exames, podem ser adquiridas por meio dos telefones (67) 3522-9779 ou 3522-0096.
A REDE
A Rede Feminina de Combate ao Câncer foi fundada em Três Lagoas em 5 de junho de 1982, por João Silverio Neto. Acabou ficando algum tempo com as atividades paralisadas e, em junho de 2006 a entidade foi reativada por Oracilda Alves de Freitas.