Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Detran/MS vistoria veículos de transporte escolares

Ao todo, 90 veículos serão vistoriados e avaliados pela equipe do Detran para receber selo de aprovação

Vistoria teve início na manhã de ontem -
Vistoria teve início na manhã de ontem -

Aproximadamente 90 veículos, entre vans e ônibus, que atuam no ramo de transporte escolar estão sendo vistoriados desde ontem pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). 

A vistoria que se encerra hoje, às 18h, está sob a responsabilidade da agente de atividades de trânsito do Detran, Juliana Candelária Ribeiro, que informa que além de veículos de transporte escolar da Prefeitura de Três Lagoas, também estão sendo vistoriados veículos de particulares, os quais são em maior número.

De acordo com Juliana, são vistoriados: cintos de segurança, extintores, pneus, sistema de iluminação e de freios, dispositivos de alerta, bancos, higiene do veículo, tacógrafo e outros equipamentos, assim como a documentação do condutor e do veículo, como é o caso do alvará de funcionamento.
“Os equipamentos devem estar todos aptos para o uso. O condutor do transporte deve apresentar uma série de documentos, como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia para conduzir veículo automotor ,certificado de curso específico para o transporte escolar, avaliação psicológica, antecedentes criminaisatualizada, além de não pode apresentar em seu prontuário faltas grave, gravíssima ou ter reincidido na infração média e outras”, enumera a agente do Detran.

Quando o veículo que opera como transporte escolar é aprovado em todas as exigências da vistoria, recebe um selo de autorização estadual, fixado no para-brisa do veículo.

Porém, se o transporte não é aprovado ou não passa pela fiscalização, o responsável tem o próximo dia útil para ir ao Detran local eregularizar a situação dos itens reprovados.

“Após as fiscalizações, enviamos os relatórios dos veículos não vistoriados ou irregulares para o Ministério Público, Polícia Militar e Secretaria Estadual de Educação, para que sejam tomadas as devidas providências”, salienta Juliana.

Sobre a questão de atividade clandestina no transporte escolar, Juliana informa que os agentes ouvem muitas reclamações, porte parte dos proprietários de empresas, afirmando que é grande o volume de van e ônibus atuando de maneira clandestina no ramo de transporte escolar, o que para ela, é uma concorrência desleal e perigosa para alunos que são transportados em veículos que não garantem segurança.

A agente do Departamento de Trânsito informa que as vistorias nas vans e ônibus ocorrem a cada seis meses. Em 2013 foram vistoriados 88 transportes escolares.

As denúncias sobre transporte escolar clandestino podem ser efetuadas pelo site www.detran.ms.gov.br, por meio do link “Educação” e depois entrar em “Transporte Escolar” e em seguida em “Dúvida/Denúncia de Transporte Escolar”, ai é só preencher o campo com as informações solicitadas.