Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Dia Mundial do Rim é comorado com atendimentos nesta terça-feira

Hemodiálise promovem campanha de conscientização sobre o problema de saúde que acomete

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, nesta terça-feira, das 8h às 12h, na praça Senador Ramez Tebet, colaboradores do Hospital Auxiliadorae do Centro de Hemodiálise promovem campanha de conscientização sobre o problema de saúde que acomete, aproximadamente, 100 mil brasileiros, submetidos à sessões de hemodiálise no país.

Dentre as atividades, as pessoas que passarem pela "Tenda da Saúde" podem ter a pressão arterial aferida, verificação do Índice de Massa Corpórea (ICM), teste de glicemia, além de receberem materiais de orientação e sanarem dúvidas por meio da equipe multidisciplinar que trabalha no Hospital, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros especialistas.

Com o tema: “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”, o objetivo geral da campanha pelo Dia Mundial do Rim, comemorado todo dia 13 de março de cada ano, é chamar a atenção para a alta prevalência da Deficiência Renal Crônica(DRC), que pode chegar a 10% da população, especialmente entre os idosos, porque o risco de desenvolvimento da doença aumenta com o envelhecimento. A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais, segundo informa a enfermeira do hospital, Patrícia Corrêa.

Esta é a segunda vez que a campanha é realizada em Três Lagoas. No Brasil, ela ocorre há 10 anos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Em 2013 a equipe prestou cerca de 500 atendimentos.