Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Doenças de inverno exigem cuidados

A gripe é doença respiratória, mais comum neste tempo de inverno

O Ministério da Saúde voltou a orientar a população sobre a importância de manter hábitos simples de higiene, como evitar compartilhar objetos pessoais com pessoas gripadas e lavar as mãos constantemente.

Essas continuam sendo as principais medidas eficazes para restringir as chances de contágio das chamadas doenças de inverno. Água e sabão são recomendados para realizar a higienização das mãos e do rosto. Lugares úmidos e frios permitem a multiplicação do vírus, devendo ser ventilados e iluminados pelo sol como formas de prevenção.

A gripe é doença respiratória, mais comum neste tempo de inverno, que apresenta sintomas como febre acima de 37 graus, congestão nasal, tosse, dores de garganta e musculares.

A doença é transmitida diretamente por meio da saliva expelida no ar ou por meio do contato com mãos contaminadas, quando levadas à boca, nariz e olhos. Entre os três tipos de vírus influenza (A, B e C), causador da gripe, existe o H1N1, um dos motivos da atual campanha de vacinação que atingiu 85 milhões de pessoas no Brasil. No caso do resfriado, os sintomas são similares aos das gripes, porém menos intensos e demorados.