Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Eleitores fazem selfies e postam vídeo nas redes sociais

No IInstagram e Twitter, várias pessoas fotografaram a tela da urna

Muitos eleitores ignoraram a proibição da Justiça Eleitoral e fizeram selfies e até postaram vídeo nas redes sociais. Eleitores que postaram fotos para registrar o voto podem ser intimados pela Justiça Eleitoral. Como a prática é considerada crime, os eleitores podem ser multados e até presos.

Em redes sociais como Instagram e Twitter, várias pessoas fotografaram a tela da urna mostrando o candidato em quem teriam votado, e fizeram manifestações políticas junto com as imagens. De acordo com o Artigo 91 da Lei 9.504, é proibido “portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação”, fazendo com que o eleitor seja obrigado a deixar o dispositivo com o mesário na hora de votar.

O registro também pode ser considerado "boca de urna", punível "com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período" e multa no valor de R$ 5 mil a R$ 15 mil, de acordo com o Artigo 39 da mesma lei.

Além disso, a pena para quem viola ou tenta violar o sigilo do voto, de acordo com o artigo 312 da Lei nº 4.737 do Código Eleitoral, é de até dois anos de prisão.