Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Em dois meses, 70 profissionais deixam a informalidade

Por semana, Sebrae registra mais de dez novos Micro Empreendedores Individuais

Sebrae de Três Lagoas promove Semana do Micro Empreendedor Individual -
Sebrae de Três Lagoas promove Semana do Micro Empreendedor Individual -

 Setenta e três profissionais deixaram a informalidade para tornarem-se Micro Empreendedores Individuais em Três Lagoas no começo desse ano. Os dados são do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), referentes até o dia 28 de fevereiro. De acordo com Ana Flávia Arrais, gestora do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial do Sebrae, por semana, são realizados, pelo menos dez novos pedidos de formalização através do MEI. 

Entre eles, as profissões relacionadas à beleza, como cabeleireira e manicure – em crescimento por todo o país -, são predominantes. Em seguida, ela destaca também os profissionais ligados ao ramo de confecção e também aos de serviços (eletricistas, manutenção elétrica, etc). “Levando em consideração o número de profissionais já inscritos como Micro Empreendedores Individuais, este ainda é um índice elevado de formalizações”, completou Ana Flávia. 
O total de novos empreendedores individuais registrados neste ano corresponde a uma média de 36,5 profissionais retirados da informalidade ao mês. Atualmente, são 2.647 micro empreendedores individuais em Três Lagoas, número atingido desde 2009, quando passou a vigorar a nova lei. No entanto, este número deverá aumentar na próxima semana. 
A importância da formalização, e como se manter nela, será tema da 6ª edição da Semana do Micro Empreendedor Individual, que começa na próxima segunda-feira,em 21 municípios de Mato Grosso do Sul. 
 
O evento, que conta com palestras, oficinas e atendimentos individuais, vai ocorrer de segunda-feiraà sexta durante o dia todo e será voltado tanto àqueles que querem ingressar no mercado formal, quanto aos que queiram permanecer nele. “Um estudo divulgado há pouco tempo mostrou que 50% dos micro empreendedores individuais do Brasil  estão inadimplentes. Por isso, taremos uma atenção especial à aqueles que queiram fazer a declaração anual do MEI, cujo prazo vai até o dia 31 de maio. Teremos um posto apenas para isso. Além de palestras e atendimentos sobre como crescer, como administrar bem o negócio”, lembrou Ana Flávia. 
CRESCIMENTO
Na programação da Semana, também está prevista palestras em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Estas serão abertas tanto aos empreendedores individuais como também aos micro e pequenos empresários. As palestras serão voltadas para captação de recursos. 
“Não temos um estudo, de imediato, para informar quantos daqueles que tornaram-seMEis continuam formalizados. Mas, o que posso dizer por acompanhar este caso é que muitos daqueles que se mantiveram, em um ano, cresceram e tornaram-se micro empreendedores. Por isso, vamos dar uma atenção especial para aqueles que queiram crescer e se manter em dia com seus tributos”. 
No ano passado, durante os dias da Semana do Empreendedor, 80 profissionais foram formalizados apenas em Três Lagoas. Para este ano, a expectativa é que este índice seja superado. 
O MEI é destinado para profissionais que tenham renda de, no máximo, R$ 60 mil anual ou R$ 5 mil ao mês Além disso, o profissional pode ter, no máximo, um funcionário registrado. Em todo o Mato Grosso do Sul, existem hoje 58,3 mil empreendedores individuais.