Foi numa disputa apertada que a Escola de Samba Estação Primeira de Três Lagoas levou o título de campeã do desfile do Carnalegria 2014. A escola somou 45,88 pontos, enquanto a segunda colocada, Escola de Samba X-15 da Vila Piloto, atingiu a média de 44,11 e a Escola de Samba Acadêmicos Unidos de Três Lagoas obteve 40,11.
Três Lagoas
Estação Primeira é bicampeã do Carnalegria 2014
Três Lagoas tem condições de montar ao menos 10 escolas de samba
A apuração ocorreu na manhã de terça-feira, no espaço Arenamix, na presença dos componentes das três escolas de samba e membros das comunidades que elas representam.
As escolas de samba,que desfilaram no domingo, das 20h30 às 23h30, na avenida Rosário Congro, foram julgadas por cinco jurados, em nove quesitos: enredo, bateria, evolução, harmonia, porta-bandeiras e mestre-sala, comissão de frente e outros.
Os jurados foram o músico profissional da cidade de Santos, Sandro Marcelus; o promotor e produtor de eventos e diretor de Cultura de Brasilândia, MarcioSicilio; Clebson Costa, que já atuou no carnaval de Recife/Pernambuco; a bailarina e coreógrafa de Campo Grande, KhatlynGloss e o músico violoncelista da Orquestra Jovem de Dracena/SP, Marcos Ricardo Galdino.
Como prêmio, a bicampeã 2013 e 2014 recebeu troféu e incentivo em dinheiro, no valor de 10% do repasse financeiro, para o Carnaval de 2015.
DESFILE
Com as calçadas da avenida Rosário Congro lotadas pelo público que prestigiou a festa popular, a primeira escola a adentrar a avenida, no domingo, pouco depois das 20h30, foi a X-15 da Vila Piloto, que levou ao público o tema “Diversidade”, retratandoas diferentes raças por meio do enredo “Universo Multicolor, ser diferente é normal”.
A equipe desfilou com dois carros alegóricos e alas que trouxeram, além das tradicionais baianas e o símbolo da escola, a Fênix, também japoneses, negros, índios, europeus e outros.
A presidente da X-15, Noze Fraga, após o desfile estava emociona e falou das divergências e problemas enfrentados nos dias que antecederam o desfile, mas que estava grata pelo apoio e envolvimento de sua equipe, em especial pelo apoio incondicional da família.
Com o enredo “Era uma vez…”, que abordou algumas das tradicionais estórias infantis, a Acadêmicos Unidos de Três Lagoas foi a segunda escola de samba a desfilar, trazendo no carro abre-alas o símbolo da escola, a Arara Azul.
“Conseguimos colocar a escola para desfilar, apesar do problema com o mestre-sala e porta bandeira. A moça passou mal e tivemos que improvisar, mas deu tudo certo e vamos trabalhar para 2015 para um carnaval melhor”, citou o presidente da Acadêmicos, Breno César Gonçalves.
A bicampeã 2014 do Carnalegria, a Escola de Samba Estação Primeira de Três Lagoas, foi a última a adentrar a avenida Rosário Congro com o símbolo da Maria Fumaça no carro abre-alas.
O tema do enredo deste ano foi “Três Lagoas, hoje e sempre a princesinha do Rio Paraná”, que retratou a história do município misturando o passado e o presente, desde os índios Ofaiés, seus pioneiros, até os dias atuais, culminando com o rápido desenvolvimento industrial e econômico dos últimos anos.
INCENTIVOS
Ponderado, logo após o desfile de domingo, o presidente da escola, Rudinei Biscaia, preferiu não arriscar um palpite, mas teceu críticas à falta de incentivo financeiro para a festa popular da cidade.
“Mostramos um bom carnaval, mas não posso arriscar. Perdoem a forma de me expressar, mas ainda estamos doentes de carnaval. Com pouco [recurso financeiro] que me cederam, fizemos muito. Três Lagoas tem condições de montar ao menos 10 escolas de samba, como é o caso de Corumbá, onde o número de habitantes é menor, e no carnaval de lá desfilam 10 escolas”, avalia Biscaia.
Sobre o incentivo financeiro ao desfile das escolas de samba, a governadora do Mato Grosso do Sul, Simone Tebet afirmou que espera, em 2015, que o município consiga mais patrocínio das fábricas e indústrias, para que assim melhore ainda mais a qualidade do carnaval local.“Todas as escolas já são vitoriosas por irem para a rua com recurso tão pequeno, mas quem sabe haja mais incentivo no próximo ano do setor industrial e assim esteja entre os três melhores carnavais de Mato Grosso do Sul, competindo de igual para igual com Corumbá, que é considerado o melhor carnaval do Estado”, avaliou a governadora.
A diretora do Departamento de Cultura, VickieVituri, sugeriu a união das escolas em busca de recursos. “Acredito que as escolas devam se reunir e montar uma liga, que assim mais uma escola surja, para conseguirmos mais verba estadual e federal, além também de partir para as promoções onde consigam arrecadar dinheiro com apoio dos empresários”, orienta Vickie.
PÚBLICO
O público também aprovou a realização da festa popular, como foi o caso doaposentado José Catarino Teodoro, que torceu para a bicampeã “Estação Primeira”. “Os três-lagoenses estão tendo a oportunidade de ter um desfile bonito, com boa segurança e bem organizado”, afirmou ele.
A mesma opinião de Teodoro foi dividida com a professora Sônia Góes, que torceu para a “Acadêmicos”. “Gostei do que vi neste ano, melhorou muito. Superou minhas expectativas”, disse a professora.