Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Governo publica normas sobre serviços terceirizados do abate de gado

Decreto foi assinado pelo governador André Puccinelli ontem

Secretário de Estado de Fazenda, Jader Julianelli, falou sobre o normativo que formaliza uma prática que já acontecia nos frigoríficos - Edemir Rodrigues
Secretário de Estado de Fazenda, Jader Julianelli, falou sobre o normativo que formaliza uma prática que já acontecia nos frigoríficos - Edemir Rodrigues

Publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (30) o decreto assinado pelo governador André Puccinelli na tarde desta segunda-feira (29) que dispõe sobre o tratamento tributário nos serviços terceirizados de abate de gados bovino, caprino, ovino e suíno, aves, lebres e coelhos, além dos produtos derivados dos abates. O novo termo, de nº 14.051 altera e acrescenta dispositivos ao decreto nº 12.056, de 8 de março de 2006, e reforça o de número 13.830, publicado em 4 de dezembro do ano passado, que basicamente regulamentou atuação de negociadores terceirizados com os frigoríficos.

Durante a assinatura do novo decreto, o secretário de Estado de Fazenda, Jader Julianelli, falou sobre o normativo que formaliza uma prática que já acontecia nos frigoríficos em relação ao lançamento e pagamento do imposto incidente nas operações internas com gado bovino ou bufalino, onde o mesmo [imposto] fica adiado, a depender do tipo de saída. “O produtor podia terceirizar o abate no frigorífico e este sair como um movimento do frigorífico. Com o novo decreto, isso foi regulamentado, dando isenção de impostos para o produto, até o retorno da mercadoria e saída pelo que encomendou a mercadoria. Portanto fica permitida a encomenda por terceiros, uma prática já existente e que poderia dar problemas em questão de tributos federais para os produtores”.

A publicação encontra-se nas páginas de 1 a 4 do Diário desta terça-feora (30).