Veículos de Comunicação

Cultura

Alunos do CEI Nova Alvorada promovem exposição de arte com telas de celulose

O evento é aberto à comunidade e acontece na sede da unidade escolar nesta sexta-feira (5)

A mostra integra o projeto “Ilha de Tutóia”, desenvolvido pelo CEI com foco no estímulo à experiência estética, à criatividade e à liberdade expressiva na primeira infância, utilizando elementos naturais e múltiplas linguagens. Foto: Divulgação/Suzano MS.
A mostra integra o projeto “Ilha de Tutóia”, desenvolvido pelo CEI com foco no estímulo à experiência estética, à criatividade e à liberdade expressiva na primeira infância, utilizando elementos naturais e múltiplas linguagens. Foto: Divulgação/Suzano MS.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Novo Alvorada realiza, nesta sexta-feira (5), uma mostra artística que reúne pinturas produzidas por 340 crianças da Educação Infantil em telas feitas de celulose. As folhas, utilizadas como suporte para as obras, foram doadas pela Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto. O evento é aberto à comunidade e acontece na sede da unidade escolar.

Segundo Eduardo Ferraz, diretor de Operações Industriais da Suzano em Mato Grosso do Sul, a parceria reforça o compromisso da empresa com a educação e com iniciativas que estimulam a criatividade na infância. “Apoiar projetos que valorizam expressões culturais e o desenvolvimento das crianças é contribuir para a formação de cidadãos mais sensíveis e conectados com o mundo. Ver as folhas de celulose ganhando um novo ciclo como suporte para a arte infantil reforça nosso compromisso com a educação, com a economia circular e com o fortalecimento dos vínculos entre escola, comunidade e cultura local”, destaca.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o CEI recebe a doação de folhas de celulose A4, que são contraprovas de análises de qualidade da Unidade de Três Lagoas. “Por meio dessa parceria, essas folhas ganham mais um ciclo de uso ao se transformar em arte e em objetos de recordação para as famílias”, explica Eduardo.

O consultor de Produção de Celulose da Suzano, Jose Mauricio Viegas, ressalta que o momento é especial também para a equipe da empresa. “É um dia de celebração. As gravuras são belíssimas, e participar dessa ação já nos enche de alegria. O engajamento da escola e dos professores na montagem da exposição reflete o tipo de iniciativa que a Suzano incentiva e expressa nossa vocação em gerar e compartilhar valor com a comunidade.”

A mostra integra o projeto “Ilha de Tutóia”, desenvolvido pelo CEI com foco no estímulo à experiência estética, à criatividade e à liberdade expressiva na primeira infância, utilizando elementos naturais e múltiplas linguagens. O nome tem origem no Tupi-Guarani e remete à ideia de “beleza”, simbolizando a valorização da natureza e das manifestações culturais.

Para o diretor do CEI Novo Alvorada, Clesner Menegoli, o projeto evidencia a importância da arte no processo educativo. “A arte e o contato com a natureza são essenciais na Educação Infantil. Quando oferecemos às crianças materiais diversos e espaços estéticos, permitimos que elas expressem emoções, construam identidade e ampliem sua forma de ver o mundo. A parceria com a Suzano tem sido fundamental para tornar tudo isso possível e dar visibilidade às produções do olhar sensível de nossas crianças”, afirma.

*Informações da Assessoria da Suzano MS.