Veículos de Comunicação

Cena inusitada

Moradora de Três Lagoas grava momento exato em que jacaré tenta se alimentar na Lagoa Maior

O registro, feito pela arquiteta Cindy Letícia Queiroz, surpreendeu a moradora e tem gerado bastante repercussão na cidade

Horas depois de gravar o vídeo, ela e sua amiga retornaram ao local e o jacaré ainda estava lá, observando a movimentação fora da lagoa, o que gerou ainda mais espanto. Foto: Reprodução/Mídias Sociais.
Horas depois de gravar o vídeo, ela e sua amiga retornaram ao local e o jacaré ainda estava lá, observando a movimentação fora da lagoa, o que gerou ainda mais espanto. Foto: Reprodução/Mídias Sociais.

Um vídeo que circula nas redes sociais, gravado na Lagoa Maior, o principal cartão postal de Três Lagoas, mostra o momento exato em que um jacaré tenta se alimentar no local. O registro, feito pela arquiteta Cindy Letícia Queiroz, surpreendeu a moradora e tem gerado bastante repercussão na cidade.

Queiroz havia combinado de tomar uma água de coco com uma amiga na Lagoa Maior e decidiu registrar o pôr do sol. Enquanto filmava a beleza do crepúsculo e os patos na lagoa, foi surpreendida pela aparição do réptil. “É Deus. Pra você estar ali naquele exato momento, naquele exato minuto que isso aconteceu, é incrível. É Deus mesmo, um momento lindo de presenciar. Claro, assustador, é perigoso. Não vou falar, nossa, vamos deixar vários, não é isso. Mas assim, é lindo, é a natureza, é ver o animal no seu habitat. Dá muito medo, mas é incrível, é um privilégio”, descreveu a arquiteta.

Horas depois de gravar o vídeo, ela e sua amiga retornaram ao local e o jacaré ainda estava lá, observando a movimentação fora da lagoa, o que gerou ainda mais espanto. A existência de jacarés na Lagoa Maior é um tema recorrente na cidade, com diversos vídeos circulando nas redes sociais de avistamentos do réptil em seu habitat natural ou tomando sol.

Apesar dos flagrantes, a arquiteta, que nasceu e cresceu em Três Lagoas, nunca havia presenciado a cena. “Eu sabia que tinha, já tinha visto vários vídeos das pessoas sempre compartilhando o jacaré ali, o jacaré tomando o sol, mas eu nunca tinha visto, nasci aqui, moro aqui a vida inteira, nunca tinha visto e não esperava ver. Eu sempre botei na minha cabeça assim, não, o jacaré vai ficar ali quietinho, debaixo da água, não vai aparecer aqui não. Então assim, não esperava ver e realmente, gente, existe”, confirmou.

O biólogo Flávio Fardin alerta a população sobre a importância de manter distância e não interagir com os animais. “É um animal silvestre. Se encostar nele, se alguém incomodar o animal, ele vai se defender como qualquer animal se defende. Então, se visualizar o jacaré na lagoa ou nas áreas externas da lagoa, contempla de longe, não chega perto não”, orienta o especialista.

Ele enfatiza que a Lagoa Maior é um local de contemplação da natureza, não para tocar nos animais ou entrar na água. “A gente fala que a lagoa é um local de contemplação, não é um local de você tocar nos animais, não é um local para você entrar na água, é um local de contemplação. Então, viu os animais, a arara, a capivara, o jacaré, as dezenas de espécies de aves que ocorrem ali, então, só contemplar, não encostar”, finaliza o biólogo, reforçando a segurança e o respeito à fauna local.