A Prefeitura de Três Lagoas conta, agora, com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codec), criado pela Lei nº 4.283, sancionada pelo prefeito Cassiano Maia no dia 29 de abril de 2025, a fim de planejar e executar ações que promovam o crescimento econômico de forma organizada e participativa.
O Conselho será ligado diretamente ao Gabinete do Prefeito e vai funcionar como um grupo consultivo, ou seja, dará sugestões e orientações para que as decisões da gestão pública sejam ainda mais eficientes.
O Codec será formado por representantes da Prefeitura, de empresas, universidades, sindicatos e também da sociedade civil. Todos esses membros vão se reunir para discutir ideias, analisar propostas e pensar em soluções para melhorar a geração de empregos, atrair novas empresas e fortalecer os negócios que já existem na cidade. Também poderão dar opiniões sobre temas como tecnologia, inovação, turismo, cultura, feiras e comércio popular.
O Conselho será presidido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo. Além dele, fazem parte do grupo outros representantes de secretarias municipais, instituições de ensino como UFMS, AEMS e IFMS, entidades como Sebrae, ACITL, Fiems, Fecomércio, Abrasel, AJE, entre outras, além de grandes empresas da cidade, como a Suzano e a Eldorado Brasil.
As reuniões do Codec acontecerão uma vez por mês, mas também poderão ser feitas de forma extraordinária quando houver necessidade. Os participantes não receberão pagamento, pois a função é voluntária e considerada um serviço importante para o município. O regimento interno, que define regras de funcionamento do Conselho, será elaborado nos próximos 120 dias.
*Informações da Prefeitura de Três Lagoas