Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mais de 2 mil idosos foram vacinados no sábado

A 12ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso segue até o dia 21 deste mês

Na praça Ramez Tebet, o movimento foi intenso no posto volante de vacinação -
Na praça Ramez Tebet, o movimento foi intenso no posto volante de vacinação -

Mais de novecentos idosos foram imunizados no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, realizado no sábado (8). Conforme dados parciais do Setor de imunização do Município, o índice corresponde a uma cobertura vacinal de 10,61% de até a tarde de sábado. No entanto, o índice aumentou na manhã de ontem. Até às 11h30 desta segunda-feira, Três Lagoas havia imunizado 2.079 idosos, o equivalente a 22,39% da população-alvo da campanha – em Três Lagoas, a meta é imunizar 80% da população com mais de 60 anos, que gira em torno de 9.285 idosos.

Entre os grupos que mais procuraram os postos de vacinação, estão os idosos entre 70 e 74 anos. Em Três Lagoas, são previstos 1.774 idosos nesta faixa etária. Destes 431 foram imunizados no primeiro dia da campanha (cobertura de 24,30%).

Em segundo lugar, estão idosos entre 65 e 69 anos. Dos 2.165 idosos nesta faixa etária, 510 receberam a vacina (23,56%); seguida da população idosa entre 75 e 79 anos de idade, cuja população é de 1.201, sendo 274 imunizados, numa cobertura de 22,81%.

Em um dos postos volantes, implantado na praça Senador Ramez Tebet, a movimentação foi intensa durante todo o sábado. Conforme a agente de saúde, Cleuza Leodato, as filas da vacina só reduziram por conta do horário de almoço. “A maioria é de idosos, alguns tomaram as duas doses [contra gripe comume H1N1], mas temos alguns jovens também”, completou.

Entre os que aproveitaram o fim de semana para cuidar da saúde estava Alexandre Correa Guedes, 68 anos. O aposentado, que tem uma doença crônica, tomou as duas doses (contra gripe comum e contra a H1N1). “Estava passando por aqui, quando vi o posto. Pensei, vou aproveitar e tomar logo”.

Alexandre conta que toma a vacina da gripe todos os anos e faz um alerta à população para participar da campanha. “No caso da vacina da gripe, mesmo que a gente tenha gripe depois, ela é mais leve, mais fácil de ser tratada. A população tem que se cuidar, tem que se prevenir destas doenças. Ainda mais no caso dos idosos, em que uma simples gripe, pode matar. Por mim, tomaria injeções até na testa se fosse preciso, sendo para a saúde da gente, é uma maravilha”, destacou.

A 12ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso segue até o dia 21 deste mês, nos postos de saúde do Município.

GRIPE A

No sábado, também foi realizada uma nova mobilização para a vacinação contra a Gripe A (H1N1). Em todos os postos, volantes ou não, as doses da vacina foram disponibilizadas para aqueles que se enquadram na população-alvo, porém, ainda foi insuficiente para que Três Lagoas atingisse a meta de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde (80%). ]

Mais informações em nossa edição impressa