Com o objetivo de desenvolver e qualificar as empresas das cadeias de fornecedores para atender a demanda das grandes indústrias de Três Lagoas, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado a FIEMS, irá desenvolver no município o Programa de Qualificação de Fornecedores – PQF Avançado.
Na manhã de sexta-feira (23), representantes do IEL em Três Lagoas reuniram empresas âncoras e a prefeita Márcia Moura (PMDB) para a apresentação do Programa.
A reunião foi realizada na Associação Comercial e contou também com a presença do superintendente do IEL, Bérgson Amarília; o gestor de Projetos IEL, Hugo Bittar; o gerente do SENAI Três Lagoas, Adevaldo Vasconcellos; o diretor do Sistema de Indústria da FIEMS, José Paulo Rímoli; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza; e os representantes das seguintes empresas âncoras: Fibria, PETROBRAS, Cargill, Eldorado Brasil e Mabel.
A qualificação avançada para fornecedores locais surgiu a partir de um pedido das empresas âncoras devido à necessidade destas cumprirem com normas de certificação da ISO (Organização Internacional para Padronização). Para tanto, o PQF Avançado será desenvolvido pelo IEL com ônus para as indústrias âncoras da cidade, que irão patrocinar o programa.
Cada indústria irá indicar dois fornecedores para participar do PQF e as demais serão escolhidas pelo IEL. Os fornecedores, por sua vez, devem atender os requisitos do PQF básico, ou seja, já possuir nível básico de qualificação.
O PQF básico do IEL já qualificou 25 empresas da cidade, com 212 horas cada uma, e está com outra turma em andamento. Já o nível avançado irá qualificar cada fornecedor com 838 horas, com o objetivo de implantar as normas da ISO. De acordo com o gestor de Projetos, Hugo Bittar, o PQF possui um comitê gestor em Três Lagoas formado por representantes da Prefeitura, IEL, PETROBRAS, Sebrae, Fibria e International Paper (IP).
O custo total do Programa é de R$ 441 mil, tendo como fonte de recursos as sete empresas âncoras: Fibria, Eldorado Brasil, Votorantim Siderurgia, PETROBRAS, IP, Mabel e Cargill. Ainda segundo Bittar, o PQF avançado terá como carro chefe neste trabalho o setor de serviços da cidade.
Posteriormente, o IEL irá formalizar o termo de adesão com as empresas fornecedoras.
Benefícios
Na ocasião, a prefeita Márcia Moura mencionou a experiência positiva da Rodada de Negócios como resultado da necessidade das grandes empresas por fornecedores locais. Para Márcia, a qualificação de fornecedores é um processo educativo e de resultado grande: “agradeço o beneficio que irão trazer para a cidade.
A Prefeitura se coloca à disposição para somar no Programa. Sabemos que as grandes indústrias obedecem a padronizações e para tanto é necessário a qualificação dos fornecedores. A partir daí, estas empresas têm tudo para fazer bons negócios, e serão base para as grandes empresas”, ressaltou a prefeita.
Para o gerente de Suprimento Regional da Fibria, Paulo Edson Martins Vieira, o programa de qualificação de fornecedores avançado dá a certeza de que os certificados atendam próximo aos padrões internacionais e é um convite aos parceiros locais para se desenvolver.
“Os benefícios são para ambos os lados. O empreendedor tem a segurança da qualidade. Já a empresa fornecedora terá um custo muito baixo para a certificação desse nível”, apontou. Segundo Vieira, o programa tem como diferencial a igualdade de condições para que todas as empresas possam fornecer e atender as necessidades das grandes indústrias.
“Além disso, passa a ser ação de responsabilidade social da empresa, pois desenvolve a mão de obra local, as diversas empresas e se torna uma bola de neve para a economia, com crescimento para todos”, completou Vieira.