Faltando um dia para as eleições gerais, pesquisa divulgada pela Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul (Fiems) coloca o candidato ao governo estadual pelo PT, Delcídio do Amaral, na liderança.
De acordo com a pesquisa, divulgada no início da noite de sexta-feira, o petista aparece com 46% das intenções de votos, na pesquisa estimulada. O segundo colocado, conforme a pesquisa Fiems/Ibrape, continua sendo o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), com 26% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), com 16%.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. Com isso, Delcídio pode chegar a 49% ou cair para 43%, Reinaldo pode variar de 29% a 23% e Nelsinho Trad pode ter de 19% a 13% dos votos.
Essa foi a quarta rodada de pesquisas encomendadas pela Fiems. Ainda de acordo com a pesquisa estimulada, em que são apresentados ao eleitor os nomes de todos os candidatos, Delcídio tinha 46% das intenções de voto em junho, caiu para 44% em agosto, percentual mantido em setembro e, em outubro, retornou a 46%.
Já Reinaldo Azambuja tinha 18% em junho, foi para 21% em agosto, em setembro chegou a 22% e, em outubro, chegou a 26%, enquanto Nelson Trad Filho tinha 25% em junho, caiu para 20% em agosto, para 18% em setembro e, agora, para 16%.
Os demais candidatos, Evander Vendramini (PP) e Sidney Melo (PSOL) aparecem com 1% cada um, enquanto o Professor Monge (PSTU) tem 0%, sendo que brancos e nulos somam 5% e indecisos totalizam 5%. Com o percentual alcançado por Delcídio (46%), comparado com a soma dos demais candidatos, aponta empate técnico no 1º turno, já que os outros totalizaram 44% (26% de Azambuja, 16% de Nelson Trad, 1% de Evander e 1% de Sidney Melo).
ESPONTÂNEA
Já na pesquisa espontânea, quando não é apresentado ao eleitor a relação dos candidatos, Delcídio continua na liderança, mas com um percentual menor, 39%. Reinaldo é citado por 24% dos eleitores e Nelson Trad aparece com 14% das intenções de voto.
Evander com 1% e outros nomes tiveram 0%. Os votos brancos e nulos somaram 6% e os indecisos correspondem a 16% do eleitorado.
A pesquisa da Fiems foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) com o nº TRE/MS 00054/2014. Para elaborar a pesquisa Fiems/Ibrape foram ouvidos 1.012 eleitores de 39 municípios entre os dias 1 e 3 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança de 95%.