Os vereadores de Três Lagoas estão com a missão de dar nomes para mais de 170 ruas da cidade. São vias que constam com nomes de travessas e ruas projetadas identificadas por letra ou número. Foi dado a cada vereador, no total de 17 parlamentares, dez localidades para que apresentem os projetos de nominação das ruas. Alguns vereadores já estão com os trabalhos bem adiantados, com nomes e currículos dos homenageados, aguardando apenas a prefeitura encaminhar o croqui das ruas que serão nominadas.
Três Lagoas
Nominação de mais ruas está nas mãos dos vereadores
Vereadores terão que dar nome para mais de 170 ruas em Três Lagoas
A regularização das vias deve por fim na dificuldade para encontrar endereços em Três Lagoas. O objetivo é resolver as dificuldades de se encontrar um endereço correto nos bairros da cidade, seja pelo nome de rua ou número do imóvel.Essa situação que existe há anos dificulta a localização de endereços, principalmente para quem não conhece o município ou para quem entrega correspondências ou avisos em geral.
Os principais problemas encontrados em Três Lagoas, conforme levantamento dos Correios, que são um dos órgãos mais prejudicados com a falta de endereçamento correto, são a repetição da numeração em imóveis , domicílios diferentes com números iguais e desordenados ao longo de uma mesma rua. Vias onde a identificação dos imóveis se dá apenas por quadra, lote e bairros onde uma mesma rua tem mais de um nome. Em razão disso, os carteiros não conseguem entregar algumas correspondências, as quais acabam retornando para a central de distribuição. Além disso, a própria população de Três Lagoas, bem como os recém chegados à cidade, assim como visitantes, encontram muitas dificuldades para encontrar um endereço.
Mas, essa situação deve começar a ser regularizada ainda nesse semestre. Pelo menos, essa é a previsão da Câmara Municipal. Segundo a assessoria de imprensa do Legislativo, no dia 3 de dezembro do ano passado foi aprovada a lei nº 2.765 que denominou a totalidades das ruas, incluindo as que já têm nomes e aquelas que constam com nomes de travessas e ruas projetadas identificadas por letra ou número. Verificou-se, ainda, que muitas vezes existia uma ou mais rua projetada B, por exemplo.
Com a lista das ruas sem nomes específicos em mãos, a Câmara realizou um sorteio, distribuindo a cada vereador dez localidades para que apresentem os projetos. O sorteio visou não privilegiar a distribuição por bairro ou localidade, mas sim, encontrar a forma mais democrática de designar as ruas para cada parlamentar.
No dia 11 de fevereiro desse ano,o presidente da Casa, vereador Jorginho do Gás, por meio do ofício nº 001/2014 solicitou que a prefeitura, por meio do Departamento de Topografia, viabilizasse, com máxima urgência, os croquis das ruas que serão nominadas, pois, para elaborar o projeto de lei específico para cada rua, é exigido que o croqui esteja em anexo, de forma a não haver erro quanto aos trechos realmente compreendidos.
Segundo o presidente, os vereadores estão aguardando o envio dos croquis para dar andamento à elaboração e apresentação dos projetos de lei para cada rua,o quanto antes. Essa situação, conforme ele, além de regularizar, dando nomesàs ruas corretamente, vai possibilitar homenagear pessoas que nominarão as vias públicas.
Quanto aos critérios para escolher o nome das ruas, a assessoria informou que, no projeto vai constar o motivo para homenagear a pessoa escolhida. Os vereadores devem conversar com famílias de pessoas com representatividade, cidadãos de diversos setores e colocações sociais, que deixaram seus nomes na história do município.