Neste ano, o inverno está atípico. O frio vai e volta e as temperaturas estão caindo a níveis a que muitas pessoas não estão acostumadas. Para amenizar os transtornos do frio, há os que apelam para a alternativa de uso de aquecedores. Os mais comuns são os elétricos e a gás.
Mas o uso desses equipamentos, muitas vezes apresenta perigo, segundo o alerta do Corpo de Bombeiros. A atenção das pessoas deverá estar voltada para a instalação, condições de uso e fixação do aparelho. Devido ao pouco uso, principalmente, na nossa Região, antes de ligar o aquecedor elétrico, deve-se olhar se tem poeira, fios soltos ou mau contato.
Tudo isso pode ocasionar curto circuito e início de incêndios. É importante também manter a circulação de ar no ambiente onde é instalado o aparelho, pois os aquecedores elétricos queimam o oxigênio e com isso a pessoa pode morrer por hipoxia (baixo teor de oxigênio).
Quanto aos aquecedores a gás, mais raros por aqui, o Corpo de Bombeiros alerta que ele deve ser instalado em local ventilado e possuir obrigatoriamente chaminé de exaustão para liberar o monóxido de carbono, resultado da combustão do gás.
A recomendação dos Bombeiros é simples: ficar atento à coloração da chama. Se esta apresentar coloração azul, os reguladores estão em condições de uso. Se estiver de cor amarela, os aquecedores estão sem regulagem e a combustão não está sendo completa.