Veículos de Comunicação

Três Lagoas

OI Brasil Telecon é a campeã de reclamações no Procon

No ano passado, a empresa recebeu 28 multas do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor

-
-

Os serviços de telefonia móvel, fixa e de internet são os que lideram o ranking de insatisfação dos consumidores, com destaque para empresa de telefonia fixa, OI Brasil Telecon S/A, que aparece em primeiro lugar na lista do Procon, em número de reclamações. Somente no ano passado, o Procon atendeu 718 reclamações relacionadas ao serviço da OI em Três Lagoas. Em 2014, de janeiro até ontem, o número de atendimento no Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, referente a essa telefonia, chegou a 117.

As reclamações são as mais variadas. No ano passado, por exemplo, 393 reclamações foram relacionadas à cobrança indevida e abusiva e 38 pelo serviço não oferecido conforme contrato assinado, entre outros. “Em todos os anos, a OI é a líder de reclamações no Procon. Por ser a única que oferece a telefonia fixa, é muito grande o número de reclamações”, destacou a diretora do Procon, Lilian Campos.
 
A diretora comentou que, o serviço de telefonia fixa é o campeão de reclamações, não só em Três Lagoas, mas em todo o Brasil. “Por isso, eu espero que, essas pessoas que encontram dificuldades e que são lesadas, procurem o Procon”, orientou. Apesar do número de reclamações, Lilian ressaltou que, o órgão tem notificado e aplicado multasa essas empresas. Em 2013, por exemplo, a OI recebeu 28 multas. O valor varia de acordo com a infração cometida. No caso dessas empresas de telefonia, o Procon aplicou multas  que vão de R$ 4 mil a R$ 10 mil.
 
Em segundo lugar, aparece a Claro, com 480 reclamações registradas no ano passado. Esse ano, de janeiro até ontem, 95 pessoas já tinham procurado o Procon para fazer reclamação. Em segundo lugar, aparece a Vivo com 191reclamações registradas em 2013 e 68 nesse ano. A Tim Celular aparece em quinto, com 62 reclamações, em 2013, e,19 já nesse ano. A Embratel registrou no ano passado, 57 reclamações e, em 2014, até ontem, sete.
 
Já a telefonia Brasil S.A registrou em 2013, 13 reclamações e nesse ano, até ontem, sete. A Brasil Telecom Celular, no ano passado registrou cinco e nesse apenas uma. “As pessoas procuram o Procon em relação ao serviço de telefonia, por uma série de problemas, como cobranças indevidas, velocidade de sinais, pacotes que são adquiridos e quando o consumidor recebe a sua fatura não é conforme o combinado. Então, existe uma série de dificuldades e que as pessoas precisam registrar as suas reclamações”, reforçou.
 
Liliam Campos informou que, antes de aplicar multa, o Procon faz um atendimento preliminar através do telefone, do Sic [ Serviço de Atendimento ao Consumidor] e, muita das vezes a empresa não apresenta um acordo, e não dá uma solução ao caso. “Diante disso, a reclamação é registrada, tentamos fazer uma conciliação, que pode ser um acordo ou termos de audiências. Quando o problema não é solucionado, o processo vai para uma assessoria jurídica e a empresa é multada”, explicou.
 
População reprova serviço de telefonia em Três Lagoas 
 
Não é novidade que o serviço de telefonia, tanto fixa, quanto móvel e de internet, em Três Lagoas, deixa a desejar. Tanto que, é o campeão de reclamações registradas no Procon. O Jornal do Povo foi às ruas da cidade para ouvir a opinião da população sobre o serviço oferecido pelas operadoras de telefone em Três Lagoas.
 
Na opinião de Rafael Cardoso, de 28 anos, operador de caldeira de recuperação, a cobertura das operadoras de telefonia móvel em Três Lagoas é muito ruim. “O serviço oferecido está apenas no papel, porque, na prática, não conseguimos usar. Sem contar que, existe uma empresa que monopoliza o serviço da ADSL, que é muito ruim também, bem diferente da OI de outros estados. O valor cobrado na conta sempre vem a mais do que o contrato que a gente assina, além do que, o sinal de telefonia móvel, dependendo do bairro, não pega”, reclamou.
O assessor parlamentar, Jair Bonavigo, de 21 anos, também é da opinião que o serviço, principalmente de telefonia móvel, em Três Lagoas, é muito ruim. “Basta uma chuva que fica sem sinal, sem contar que, a internet é muito ruim”, disse.  Já a jovem MarieleMarim, de 17 anos, classificou a cobertura desse serviço como péssima no município.“Tem dia que o celular funciona, tem dia que não, sem contarque a internet da Claro,que é horrível”, declarou.
 
A mesma opinião tem a auxiliar de almoxarifado, Silvana Santos da Conceição, de 25 anos. “A internet é ruim de mais, além do que, tem dia que a gente nem consegue falar ao celular”, comentou.