Veículos de Comunicação

Furto De Energia

Operação do SIG em apoio à concessionária desfaz 12 gatos em Três Lagoas

Uma pessoa foi presa em flagrante. Nove bairros da cidade tinham desvio ou adulteração em rede elétrica

Foram recuperados 350 mil kWh, energia suficiente para abastecer o município de Brasilândia por cinco dias - Divulgação
Foram recuperados 350 mil kWh, energia suficiente para abastecer o município de Brasilândia por cinco dias - Divulgação

A concessionária de energia que abastece a cidade de Três Lagoas divulgou o balanço da operação contra furtos de energia deflagrada na manhã desta quarta-feira (20), em nove bairros da cidade. Ao menos 12 ‘gatos’ foram encontrados em redes de casas e comércios. O SIG (Setor de Investigações Gerais da Polícia Civil) deu cobertura à ação e prendeu ao menos uma pessoa, em flagrante.

De acordo com a empresa, foram identificadas irregularidades em residências e comércios nos bairros Lapa, Jardim Nova Americana, Flamboyant, Interlagos, Nova Alvorada,  Vila Viana,  Vila Alegre e Vila Piloto.

Foram recuperados 350 mil kWh, energia suficiente para abastecer o município de Brasilândia por cinco dias.

Esta é a terceira operação do tipo, junto ao SIG, na cidade. Duas no ano passado e esta primeira, de 2019. Segundo a concessionária, em 2018 foram realizadas cinco intervenções, com o registro de 147 casos de irregularidades e 1,6 GWh de energia recuperada.

“As perdas contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. O valor da energia furtada e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estabelecer o quanto a energia custa para cada área de concessão”, informou Bruno Castelo, supervisor da concessionária.

Ainda de acordo com a concessionária de energia, além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes no setor pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia.