Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Paranaíba será atendida com três médicos cubanos

A disponibilização de três médicos pelo Mais Médicos para Paranaíba foi confirmada nesta terça-feira (25)  pelo secretário de saúde do município, Antônio João Grande de Melo (Dandão) que esteve em contato com a coordenadora do programa em Mato Grosso do Sul, a secretária de saúde de Corumbá, Dinaci Vieira Marques Ranz. 

Segundo o secretário, ainda não há uma data agendada para a chegada dos médicos em Paranaíba, porém a expectativa é que seja já nas próximas semanas. “Acredito que esses médicos já estejam no Brasil, pois o processo de disponibilização feita pelo programa é muito rápido e em questão de dias os médicos são direcionados para o município escolhido”, falou.
 
Inicialmente, dois médicos atenderão o Posto de Saúde central, já o terceiro atenderá no PSF (Posto de Saúde da Família) do Jardim América, que atualmente está sendo atendido por uma médica substituta. “Esses médicos não atendem por especialidade por isso vamos direcionar para clinicarem nos postos de saúde e não em hospitais”, explicou.
 
O município, por meio da secretaria de saúde, vai ser responsável pelas despesas de hospedagem e alimentação dos médicos cubanos, já o Governo Federal será responsável pelo pagamento dos salários, que atualmente é enviado ao governo de Cuba, onde o mesmo repassa parte do valor aos profissionais.
 
Conforme Antônio João, inicialmente, quando Paranaíba foi inscrita no Programa Mais Médicos foram solicitados dez profissionais cubanos. “Esse número foi grande devido ao momento que o município vivia, onde cinco médicos especialistas se desligaram da secretaria de saúde, então a necessidade era essa”, explicou. Alguns meses depois, segundo o secretário de saúde, os médicos brasileiros retornaram para o atendimento em Paranaíba, e hoje permanecem atuando no município. “Por isso que o número de médicos cubanos enviados ao município será menor do que o que foi solicitado inicialmente”, argumentou.
 
Para atender a necessidade atual do município, Antônio João vai solicitar ainda nesta semana mais um médico cubano. “Estudamos algumas possibilidades de atendimento e identificamos essa necessidade, que se for aceita, vai atender o que o município precisa hoje”, falou.
Para o secretário, a chegada dos médicos cubanos vai ajudar a solucionar alguns problemas enfrentados hoje pelo o município, principalmente, em atendimento. “Esses médicos vão agilizar o atendimento prestado a população nos PSF’s, uma vez que eles são especialistas em atendimento coletivo e não hospitalar, por especialidade”, completou.