Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Pela primeira vez MS é apresentado ao mundo na sede da ONU

Governador André Puccinelli participou da abertura da exposição sobre as riquezas do Estado

Pela primeira vez o Estado de Mato Grosso do Sul, suas potencialidades econômicas, sua cultura e belezas naturais foram apresentadas ao mundo na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. Antes de abrir a exposição “Mato Grosso do Sul visto pelo mundo”, montada no saguão do prédio central da ONU, o governador André Puccinelli discursou na conferência sobre o Estado assistida por uma plateia de embaixadores, funcionários de consulados de países de língua portuguesa, brasileiros e convidados em um dos auditórios oficiais da Organização.

Ao lado do representante permanente do Brasil na ONU, ex-ministro Antônio Patriota, e da cônsul geral em Nova Iorque, Ana Lucy Petersen, o governador disse que Mato Grosso do Sul está aberto a quem quiser conhecer o Estado e seu potencial. “Nós viemos apresentar e convidá-los a visitar um território brasileiro rico em biodiversidade e oportunidades de investimentos sustentáveis, uma terra de horizontes vastos, ocupada por um povo generoso, criativo e muito competente”, afirmou.
 
Puccinelli descreveu as potencialidades e oportunidades de negócios que o Mato Grosso do Sul oferece, enfatizando os cuidados com a proteção ambiental adotados através do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), que compatibiliza e define os eixos de desenvolvimento e as vocações econômicas e ambientais de cada região.
 
O governador convidou os representantes dos países do mundo na ONU para virem a Bonito participar da edição 2014 da ESTC14 (Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014), que acontecerá entre os dias 27 e 30 de abril, no município sul-mato-grossense. Puccinelli destacou que conhecer Bonito e seu modelo de turismo responsável, premiado recentemente em Londres, será uma experiência importante e que vale a pena ser vivenciada. 
 
O governador destacou ainda que Mato Grosso do Sul faz a transição entre uma economia primária para um modelo industrial, respeitando o meio ambiente, e dispondo de 10 milhões de áreas antropizadas (desmatadas) para incorporar ao processo produtivo. 

Exposição
Depois do pronunciamento e da apresentação de um vídeo de 10 minutos, o governador André Puccinelli, acompanhado pelos embaixadores Antônio Patriota e Lucy Andersen, participou da abertura da exposição “Mato Grosso do Sul visto pelo mundo”, montada no saguão principal do prédio da Organização das Nações Unidas. A exposição, em cartaz até o final deste mês, mostra o artesanato, as artes plástica, as belezas naturais e divulga o Estado.
 
Diversos materiais de divulgação turística e econômica estão sendo distribuídos para os visitantes. Diariamente, o prédio da ONU recebe mais de dois mil visitantes de todas as partes do mundo, além de seus três mil funcionários. O governador entregou aos embaixadores e aos visitantes estrangeiros caixas com modelos em miniatura das principais obras do artesanato regional.
 
Diversos artistas sul-mato-grossenses estiveram na ONU, tais como Humberto Espíndola, Jonir Figueiredo, Lucinha Barbosa, Marcelo Loureiro e Lenilde Ramos, dentre outros.
 
Na ocasião, a Embrapa lançou a versão em inglês do livro “Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta: a produção sustentável”, obra, que tem como editor técnico o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Davi José Bungenstab, apresenta 21 artigos que abordam a produção sustentável em sistemas de iLPF.