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Três Lagoas

Petrobras e Sebrae qualificam 200 pequenas empresas

Micro e pequenas empresas de Três Lagoas serão qualificadas

Gerente regional do Sebrae Bolsão, Márcia Rocha -
Gerente regional do Sebrae Bolsão, Márcia Rocha -

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pretende qualificar 200 micro e pequenos empreendedores para fornecerem à Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III) e à Usina Termelétrica Luis Carlos Prestes, em Três Lagoas. A iniciativa faz parte do Programa da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia, que começou a ser implantado no ano passado.

Conforme a gerente regional do Sebrae Bolsão, Márcia Rocha, o projeto visa à transformação das empresas para atender à âncora. O primeiro passo foi dado no ano passado, quando o Sebrae deu início a duas pesquisas simultâneas. A primeira delas é referente ao estudo de demanda e oferta de bens e serviços. “Na semana passada, tivemos uma reunião com representantes da Petrobras para que ela nos aponte, dentro de uma previsão a curto e longo prazo, quais são as necessidades de compra das unidades. A partir daí, vamos traçar o que há de serviços em Três Lagoas, que podem atendê-las”.

A intenção é garantir que o empreendedor local esteja preparado para se cadastrar no sistema de fornecedores da Petrobras e não perca oportunidades de negócio. “O objetivo é valorizar o micro e pequeno empreendedor local. Dentro do Programa, o sistema de compras da Petrobras para as duas unidades [Fertilizantes e Termelétrica] irá priorizar, em primeiro lugar, Três Lagoas. Caso não haja o produto aqui, é priorizado Brasilândia e, somente se não houver em nenhum desses municípios, a compra será feita em Campo Grande”, explicou Márcia.

A previsão é de que o resultado da pesquisa, iniciada em outubro, seja divulgado em março deste ano. Paralelamente a ela, o Sebrae realizou também um estudo sobre a necessidade de consumo da população, seja ela local ou flutuante. O resultado parcial foi divulgado em dezembro: carência de vagas no setor hoteleiro e deficiências de atendimento no comércio foram os principais problemas diagnosticados.

Confira a matéria completa na edição Nº 4.880, de 7 de fevereiro do Jornal do Povo.