Cerca de 100 policiais militares participaram da operação pente-fino, realizada na manhã de ontem, na Penitenciária de Segurança Média, em Três Lagoas.
Conforme o capitão Élcio de Almeida, subcomandante do 2º Batalhão da PM, a operação seguiu orientações vindas da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por conta da proximidade com o Dia das Mães, comemorado amanhã (8).
A ação teve início às 5h30, com a reunião dos militares no quartel da PM. A entrada dos policiais ocorreu por volta das 6 horas. “Percorremos todos os pavilhões em busca de armas, drogas, celulares e outros materiais que possam ser utilizados em rebeliões ou tentativas de fugas”.
Ao todo, os militares apreenderam três celulares, dois carregadores, sete cachimbos (utilizados para o consumo de drogas), um chip de celular e um fone de ouvido.
O resultado, embora inferior a operações passadas, foi considerado positivo para a PM. “Mesmo com o elemento surpresa prejudicado, já que essas operações nas vésperas do Dia das Mães se tornaram periódicas e esperadas pelos internos, a ação foi satisfatória. Pelas informações que tivemos, nos últimos dias não houve movimentação dos internos. Até mesmo o pente-fino ocorreu de modo tranquilo”, destacou.
Durante este fim de semana, a segurança externa da unidade penal – que é de responsabilidade da PM – será reforçada. Conforme Almeida, neste
ano não há rumores de rebeliões nos presídios de Mato Grosso do Sul. Porém, o reforço policial será necessário devido ao aumento no número de visitantes por conta da data. Sem falar em números, o comandante explicou que o aumento da equipe será de 10%. “Além disto, começamos
[ontem] a Operação Dia das Mães por toda a Cidade.
A ação visa intensificar as blitzes de trânsito, policiamento preventivo e arrastões pela Cidade”. Às 8 horas de hoje, a PM fará uma homenagem às mães três-lagoenses. A blitz educativa
será realizada na área central.
Mais informações em nossa edição impressa