Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Polícia registra queda de 15% nos crimes em Três Lagoas

No carnaval de 2013, a Polícia Civil havia registrado quatro assaltos em vias públicas, quatro em comércio e um em residência

As polícias Civil e Militar de Três Lagoas registraram queda no índice de violência neste período de Carnaval, em comparação a 2013. Conforme estatísticas divulgadas pela Delegacia Regional de Três Lagoas, ode um modo geral, as ocorrências, sejam elas de crimes ou de trânsito, apresentaram um recuo de 15% de um feriado para outro. 

Os furtos, por exemplo, caíram de 31, registrados nos dias de folia de 2013, sendo 11 deles em residências, para 26 neste ano, sele deles em residências. Já os casos de roubo caíram de nove para três de um ano para outro. No carnaval de 2013, a Polícia Civil havia registrado quatro assaltos em vias públicas, quatro em comércio e um em residência. Neste ano, goram um em comércio, cujo suspeito foi preso em flagrante, e dois em via pública.  “Um fator extremamente positivo é que na operação deste ano não foi registrado ocorrência de roubo em residência, igualando a marca do ano anterior”, informou a PM em nota.
Também apresentaram queda os casos de lesão corporal dolosa. Em 2013, 16 casos foram registrados no ano passado, sendo cinco deles de violência contra a mulher. Neste ano, foram 11, sete deles de violência doméstica. 
Ainda segundo o relatório da Polícia Civil, apenas os casos de furto de veículos aumentaram. Enquanto que, em 2013, duas motocicletas foram furtadas no período de carnaval, neste ano, foram cinco furtos de motos. Uma delas foi recuperada pela polícia.
 
No trânsito, o número de acidentes com vítimas manteve a mesma média, nove no ano passado e dez neste carnaval. Já os crimes de trânsito, no caso embriaguez, tiveram leve recuo, de dez para sete casos de um período para outro.
Na mesma linha, os casos de tráfico de drogas recuaram de 10 casos, registrados no período de carnaval do ano passado, para seis neste ano, segundo a Polícia Civil.  Desse total, cinco apreensões foram realizadas pela Polícia Militar, que resultaram na prisão de nove suspeitos em flagrante e a apreensão de 1,225 quilo de maconha, conforme balanço divulgado pelo 2º Batalhão da PM.
Para o delegado Regional, Vitor Lopes, a queda deve-se à um conjunto de fatores, que vão “desde a intensa atividade policial, quer preventiva, quer repressiva. As divulgações quanto ao dever de precaução, e período com menos presos na rua, pois os crimes contra o patrimônio sempre foram praticados por reincidentes”, destacou.
A Operação de Carnaval 2014, da Polícia Militar, teve início na quinta-feira passada e se encerrou na terça-feira. Neste período, os policiais militares reforçaram e intensificaram ações por toda a cidade. Segundo o comando da PM, todo o efetivo foi empenhado e o número de equipes nas ruas também aumentou. Além das ações em bairros e regiões residenciais, a PM marcou presença nos pontos em que ocorreram os eventos, como o Arena Mix, e a avenida Rosário Congro, onde aconteceu o desfile das escolas de samba.