A prefeita de Três Lagoas Márcia Moura (PMDB) anunciou durante entrevista a TVC – Canal 13, na quinta-feira (21), que enviou solicitação ao governo do Estado para que mais servidores sejam contratados ou remanejados, para atuarem na Casa do Trabalhador, antigo Ciat (Centro Integrado de Atenção ao Trabalhador).
Desde que foi divulgada a expansão industrial das empresas de celulose no município, milhares de desempregados têm vindo para Três Lagoas com objetivo de conseguir uma colocação no mercado de trabalho. A estimativa é de que, pelo menos, 20 mil trabalhadores estão na cidade em busca de uma oportunidade. A falta de vagas tem gerado filas em frente à Casa do Trabalhador e até mesmo brigas entre os desempregados, a polícia militar é solicitada com frequência.
Nesta semana o assunto ganhou ainda mais repercussão depois que uma reportagem foi divulgada em um telejornal em rede nacional de televisão. Durante entrevista um dos trabalhadores lamentou ter que dormir na calçada em busca de emprego, porém afirmou que não desistiria por acreditar que em breve as contratações vão surgir.
Com base nessas expectativas e com a chegada diária de mais pessoas, a prefeita Márcia Moura afirmou que fez uma reunião com a diretora da Casa do Trabalhador Fátima Montanha, onde se propôs a ajudar. “Temos que nos dar as mãos, esse é um problema sério na cidade e nós sabemos disso. Estamos conversando para melhorar o atendimento e divulgar as vagas de uma melhor maneira”, afirmou a prefeita.
Márcia Moura falou também sobre a solicitação de mais servidores. “Já falei com a Funtrab e também com o governo do estado, pelo menos mais cinco funcionários já seria o suficiente. Precisamos organizar as coisas, pois do jeito que está não pode ficar”, finalizou.
Apesar da solicitação da prefeita, o governo do Estado ainda não informou se será possível aumentar o efetivo da Casa do Trabalhador.