Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prefeita visita projetos de Inclusão Produtiva e Inclusão Digital

O curso com carga horária de 647 horas/aula teve início no dia 2 de março, atende em média 30 alunos das 7h30 às 11h, de terça a sexta-feira.

Visita comprovou a habilidade dos alunos -
Visita comprovou a habilidade dos alunos -

A prefeita Márcia Moura (PMDB) esteve na manhã desta quinta-feira (24) no Núcleo de Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência Social onde visitou os alunos do Projeto SETAS – Ação em Família: Trilhando o Caminho do Desenvolvimento e o Projeto de Inclusão Digital.

A secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lucia Firmino e a diretora do Departamento de Trabalho, Mara Carrara, acompanharam a prefeita durante a visita onde puderam conhecer os trabalhos produzidos pelos alunos do curso de costura industrial e a sala de informática.

Conforme a prefeita, esses projetos objetivam primeiramente o incremento da renda familiar e o aperfeiçoamento para o mercado de trabalho. “Todos vocês estão de parabéns pelo trabalho que desenvolvem com estas pessoas, oferecendo oportunidades de emprego e dignidade”, disse Márcia Moura.

As aulas dos projetos de Inclusão Produtiva e Inclusão Digital são realizadas no Núcleo de Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência Social, localizado a Rua Sebastião José de Souza, nº 715, no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Mais informações nos CRAS ou com a professora Mara Carrara pelo telefone 3929-1839, ou ainda na Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.

Costura Industrial

O objetivo do curso é capacitar os alunos para encaminhamento ao mercado de trabalho, descobrir novas habilidades e, através de confecção de peças de roupas, aumentar a renda familiar destes alunos. A seleção das famílias foi feita através de cadastros dos interessados nos CRAS Vila Piloto, São João e Interlagos.

Segundo a aluna Francisca Oliveira Acunha, as aulas tiveram início com palestras sobre o curso que, além de confeccionar roupas, também reaproveita os materiais para a confecção de novas peças: “nós costuramos e o material que não usamos nas roupas são reaproveitados em aplicação nas bolsas, almofadas, toalhas de mesa, guardanapos, fronhas. Revendemos as peças para terceiros e no final do curso o dinheiro será repartido entre os alunos”, destacou Francisca.

O curso com carga horária de 647 horas/aula teve início no dia 2 de março, atende em média 30 alunos das 7h30 às 11h, de terça a sexta-feira.

Inclusão Digital

As aulas de informática também tiveram início em março e deverão ser encerradas no final deste mês com carga horária de 72 horas/aula. O curso de Inclusão Digital é de responsabilidade social da PETROBRAS em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.

Assim como no curso de costura industrial, os alunos foram encaminhados através de cadastros nos CRAS e atende turmas de 22 pessoas, entre elas jovens, adultos e idosos nos períodos matutino, vespertino e noturno. Durante o dia, as aulas são ministradas pela pedagoga Érica da Silva Húngaro e no período noturno o professor das turmas é Edmilson Cardoso Cruz.

“É muito gratificante trabalhar com eles, principalmente as pessoas mais velhas que muitas vezes chegam aqui sem saber quase nada e querem aprender para se aperfeiçoar, procurar emprego, além de utilizar a internet como uma forma de contato com parentes e amigos, através da troca de emails”, enfatizou Érica.