Diferente dos anos anteriores, na virada de 2016 para 2017 não haverá queima de fogos na Lagoa Maior, em Três Lagoas. Acatando recomendação do Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Três Lagoas não vai realizar o tradicional show pirotécnico na Lagoa Maior. A decisão foi confirmada na quarta-feira (13) pela administração municipal.
No início de dezembro, o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, recomentou à prefeitura de que não haja queima de fogos na Lagoa Maior na virada do ano.
A recomendação foi feita em decorrência da quantidade de animais que existem na Lagoa Maior. “Considerando que existem centenas de animais morando na Lagoa Maior, como capivaras, jacarés, cobras, pássaros e todos dependem do local para a sobrevivência, considerando que não há boa convivência entre fogos de artifício e animais selvagens ou não existentes na lagoa, bem como um gasto desnecessário e excessivo ao erário público, recomendo a não realização de fogos de artifício na Lagoa”, escreveu.
Antônio Carlos alega ainda que os fogos produzem “barulho ensurdecedor”, acima permitido pela lei, além de riscos de queimadas e iluminação excessiva.
GASTOS
Além de evitar incômodo a animais da lagoa, o promotor quer impedir aumento da quantidade de lixo. Para ele, o ideal é que a prefeitura arranje outro local para o show pirotécnico, apesar de discordar dos gastos estimados em R$ 100 mil.
A prefeitura verificou a possibilidade de realizar a queima de fogos na praça Senador Ramez Tebet, no centro. No entanto, o Corpo de Bombeiros apontou riscos maiores.