Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prefeitura inicia estudos para implantar Zona Azul na região

Empresa contratada irá fazer levantamento do número de vagas disponíveis para estacionamento rotativo

Falta de vagas para estacionar veículos é um dos principais problemas no trânsito -
Falta de vagas para estacionar veículos é um dos principais problemas no trânsito -

A Prefeitura de Três Lagoas abriu licitação para a contratação de empresa especializada para estudar e elaborar projeto de viabilidade econômica, visando à implantação de estacionamento rotativo na área central da cidade. A empresa que será contratada deverá ser anunciada no dia 31 desse mês, segundo o secretário de Trânsito, Milton Gomes Silveira e a previsão é que em 30 dias o levantamento esteja concluído.

Silveira informou que o estudo técnico é necessário para que a prefeitura possa montar o edital de licitação para a contratação da empresa que dever ficar responsável pela gestão da zona azul. “O estudo de viabilidade é necessário para verificar a quantidade possível  de vagas dentro do perímetro que será implantado o serviço, o custo e como será o seu funcionamento”, comentou.
Dependendo da quantidade de vagas, segundo o secretário, não será viável a terceirização, entretanto disse: “nós não temos interesse que a prefeitura administre, mas dependendo do tamanho da área e da quantidade de vagas que serão disponibilizadas, se não forem suficientes para rentabilizar a administração da zona azul, certamente  não vai aparecer uma empresa tocar. Esse foi o caso de Paranaíba, onde a prefeitura  administra o estacionamento rotativo. A empresa não tem interesse em administrar se o número for muito limitado”, esclareceu.
 
Apesar de boa parte da população entender que é necessário o Estacionamento Rotativo, o secretário explicou que, o estudo se faz necessário para verificar a melhor maneira que o serviço deve ser implantado e como será a forma de gestão. “Não adianta falar que é viável no ‘olhomêtro’. Temos que ter dados para saber o que será exigido na gestão. Temos que saber o modelo de gestão, se vai ser paquímetro, sistema eletrônico, sistema de crédito de celular… existem várias formas para serem discutidas e escolhidas. Então, esse estudo vai mostrar o melhor caminho para o serviço ser implantado”, comentou.
 
CARÊNCIA
Apesar disso, Silveira ressaltou que, é evidente a falta de vagas para estacionamento de veículos na área central. “É muito difícil encontrar um local para estacionar na área central e as causas são conhecidas, não tem outra solução, se não for o sistema rotativo e pago”, apontou.
 
O grande problema para se encontrar uma vaga na área central, segundo o secretário, deve-se ao fato de que os funcionários do comércio, bancários e os lojistas no centro, estacionarem seus veículos nas vagas disponíveis durante todo o dia. “Não sobra espaço para os usuários eventual , que procura a região comercial para comprar alguma coisa. O consumidor não tem espaço para estacionar seu veículo, pois quase todas as vagas estão ocupadas pelos próprios comerciários e proprietários de estabelecimentos comerciais”, argumentou o secretário de Trânsito.
 
Atualmente, Três Lagoas conta com 69,3 mil veículos cadastrados no Detran. Entretanto, o número de veículos circulando pelas ruas da cidade, conforme Silveira, deve estar na casa de 80 mil, considerando se a frota flutuante.